Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26443
Título: Trajetórias de mulheres no circuito fotográfico de Curitiba (1970 - 1980)
Título(s) alternativo(s): Trajectories of women in the Curitiba photographic circuit (1970 – 1980)
Autor(es): Oliveira, Heloisa Nichele de
Orientador(es): Correa, Ronaldo de Oliveira
Palavras-chave: Fotografia - História - Curitiba(PR)
Mulheres - História
Fotógrafas
Fotojornalismo
Photography - History- Curitiba(PR)
Women - History
Women photographers
Photojournalism
Slomp, Vilma, 1952-
Data do documento: 9-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Heloisa Nichele de. Trajetórias de mulheres no circuito fotográfico de Curitiba (1970 - 1980). 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Nesta pesquisa evidencio a atuação de fotógrafas no circuito fotográfico em Curitiba, nas décadas de 1970 e 1980. À luz de pesquisas sobre História das Mulheres, tenho como objetivo reconstruir trajetórias, experiências e sociabilidades de mulheres na profissão. Para isso, na articulação do referencial teórico, narrativas orais e um conjunto diverso de fontes documentais tais como jornais, revistas, fotografias e catálogos, localizados em arquivos públicos e pessoais, de acervos físicos e digitais, mapeio, descrevo e analiso eventos, espaços e redes de sociabilidades a partir dos quais a atuação de fotógrafas existiu na cidade. Nesse sentido, entendo a fotografia como uma prática social ancorada à noção de circuito cultural, que tangencia os projetos individuais dessas mulheres, inclusive, no exercício da profissão. Por fim, espero contribuir com pesquisas que investigam o protagonismo de mulheres na fotografia, a partir do argumento de que olhar para essas trajetórias inseridas em um campo de possibilidades situado, contingente e dinâmico, torna possível localizar a atuação de fotógrafas em arranjos que sobrescrevem posições sociais, alianças, disputas, resistências, trânsitos e desvios.
Abstract: In this research I highlight the role of photographers in the photographic circuit in Curitiba, in the 1970s and 1980s. In the light of research on Women’s History, I aim to reconstruct the trajectories, experiences and sociability of women in photography in the city during this period. For this, in the articulation of the theoretical framework, oral narratives and a diverse set of documentary sources such as newspapers, magazines, photographs and catalogs, I map, describe and analyze events, spaces and networks of sociabilities from which the work of photographers was made gift. In this sense, I understand photography as a social practice located according to the notion of cultural circuit, which touches on individual projects of photographers in the exercise of their profession. For this mapping, I use public and personal files, from physical and digital collections. As a result, I hope to contribute to research that investigates the protagonism of women in photography, based on the argument that looking at these trajectories inserted in a field of situated, contingent and dynamic possibilities, makes it possible to locate the work of photographers in arrangements that overwrite positions social, alliances, disputes, resistances, transits and deviations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26443
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mulherescircuitofotograficocuritiba.pdf19,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons