Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBerkenbrock, Jordana Paula Bonatto-
dc.date.accessioned2021-11-24T16:03:42Z-
dc.date.available2021-11-24T16:03:42Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.citationBERKENBROCK, Jordana Paula Bonatto. Modelo multicirtério de avaliação de treinamentos corporativos em modo e-learning. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26505-
dc.description.abstractThe increasing advance and modernization of society, together with the expansion of the use of communication and information technologies, are directly affecting organizations, which requires increasingly updated, competent and skilled professionals. In this scenario, corporate learning gains new perspectives in the job market and the offer of training in the e-learning model has been increasingly common, regardless the kind or size of the organization. Considering the need for companies to have an evaluation system for training in the e-learning model, it is believed that this research will contribute to this knowledge gap having as its general objective to propose and apply a multi-criteria evaluation model to evaluate corporate training offered at a distance. The research was developed in five stages: bibliographic research, structuring of the model, presentation of the model, data collection and application of the model and presentation of the results. The model presented has four dimensions and fifteen criteria, which can be applied in whole or in part, depending on the organization's intentionality. The application of the model occurred in an organization in the banking area where twelve training sessions were evaluated in the four dimensions and seven criteria. Data processing was performed using the multi-criteria method FitTradeoff to determine the weights of each criterion and the TOPSIS method to rank the alternatives. As a result, a multi-criteria evaluation model was presented, which shows promise by helping companies and managers in the evaluation of corporate training in the e-learning model, in a practical and efficient way. It is intended that this model can be applied in different types of training and in different segments of companies, and can be a standardized form of assessment, or even be adapted according to the reality of each company.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPessoal - Treinamentopt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEmployees - Training ofpt_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.titleModelo multicirtério de avaliação de treinamentos corporativos em modo e-learningpt_BR
dc.title.alternativeMulti-criteria model for evaluation of corporate training in the e-learning modept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO crescente avanço e modernização da sociedade aliado a expansão do uso de tecnologias de comunicação e informação estão atingindo diretamente as organizações, o que requer profissionais cada vez mais atualizados, competentes e habilidosos. Neste cenário, a aprendizagem corporativa tem se destacado no mercado de trabalho e a oferta de treinamentos no modelo e-learning tem sido cada vez mais comum, independentemente do tipo ou tamanho da organização. Considerando a necessidade de as empresas disporem de um sistema avaliativo para treinamentos no modelo e-learning, acredita-se que esta pesquisa contribuirá para esta lacuna do conhecimento tendo como seu objetivo geral propor e aplicar um modelo de avaliação multicritério para avaliar treinamentos corporativos ofertados à distância. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas: pesquisa bibliográfica, estruturação do modelo, apresentação do modelo, coleta de dados e aplicação do modelo e apresentação dos resultados. O modelo apresentado conta com quatro dimensões e quinze critérios, podendo ser aplicado em sua totalidade ou de forma parcial, conforme intencionalidade da organização. A aplicação do modelo ocorreu em uma organização do setor bancário onde foram avaliados doze treinamentos nas quatro dimensões e sete critérios. O processamento de dados foi realizado utilizando o método multicritério FitTradeoff para determinação dos pesos de cada critério e o método TOPSIS para o ranqueamento das alternativas. Como resultado apresentou-se um modelo de avaliação multicritério que se mostra promissor auxiliando empresas e gestores na avaliação de treinamentos corporativos no modelo e-learning, de forma prática e eficiente. Pretende-se que este modelo possa ser aplicado nos diferentes tipos de treinamento e em diferentes segmentos de empresas, podendo ser uma forma padronizada de avalição, ou ainda, ser adaptado de acordo com a realidade de cada empresa.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4831-9072pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8265269754442134pt_BR
dc.contributor.advisor1Trojan, Flavio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2274-5321pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688457940211697pt_BR
dc.contributor.referee1Setti, Dalmarino-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5311-6259pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3289672254307554pt_BR
dc.contributor.referee2Trojan, Flavio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2274-5321pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688457940211697pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Jonatas Araujo de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8158-1342pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9646312471341940pt_BR
dc.contributor.referee4Trentin, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-2882-926Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8940960377863705pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modeloavaliacaotreinamentoelearning.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons