Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGiamberardino, Guilherme Goncalves-
dc.date.accessioned2021-11-29T22:40:41Z-
dc.date.available2021-11-29T22:40:41Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.citationGIAMBERARDINO, Guilherme Goncalves. Proposta de modelo conceitual de critérios ambientais para contratação pública de obras rodoviárias federais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26539-
dc.description.abstractThe incorporation of the environment variable in procurement processes is a topic that has been gradually introduced into the Public Administration routines. Within this context, Green Public Procurement is an important instrument to reduce the environmental impact of organizations, which contributes to the promotion of the rational and efficient use of natural resources and the dissemination of environmentally sustainable best practices. This study aims to propose a conceptual model of environmental criteria for public procurement of federal road works, through the content analysis of tenders of a federal road agency. The environmental criteria of 153 public tenders for road works in the State of Paraná, published from 2006 to 2021, were analyzed with reference to a list of criteria for European Union Green Public Procurement. From the identification and categorization of environmental criteria, and through the classification of the requirement levels of these criteria, it was possible to define the level of compliance with the criteria in the tender, and thus, propose a conceptual model that could relate the environmental category, the type of road work, the type of criteria and their respective indicators. The results show a level of compliance with environmental criteria of 19%, a low value in comparison with studies conducted in European Union countries. This limitation, combined with the large percentage of criteria classified as generic, mainly due to the imprecision and lack of clarity in their descriptions, indirectly confirm that the lack of knowledge on how to formulate specific environmental criteria is an important obstacle to be considered for sustainable contracts. Given these limitations, the proposition of the conceptual model, adapted to local conditions, highlights the need to clearly establish the environmental criteria in the public tenders, to be applied in the form of: definition of the object of the tender, technical description of the good or service, requirements for bidder qualification, bid evaluation, as well as establish contractual clauses. The suggested model presents guidelines and recommendations to those involved in procurement processes, in order to contribute to sustainable development and to the continuous improvement of road works.pt_BR
dc.description.sponsorshipComissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectRodovias - Instalações - Engenharia ambientalpt_BR
dc.subjectLicitação públicapt_BR
dc.subjectContratos de construção de rodovias - Paranápt_BR
dc.subjectRodovias - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectImpacto ambiental - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectRoads - Housing - Environmental engineeringpt_BR
dc.subjectLetting of contractspt_BR
dc.subjectRoad construction contracts - Paranápt_BR
dc.subjectRoads - Environmental aspectspt_BR
dc.subjectEnvironmental impact analysispt_BR
dc.titleProposta de modelo conceitual de critérios ambientais para contratação pública de obras rodoviárias federaispt_BR
dc.title.alternativeProposal for a conceptual model of environmental criteria for public procurement of federal road workspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA incorporação da variável ambiental nos processos de licitação é tema que vem sendo gradualmente introduzido nas rotinas da Administração Pública. Inseridas nesse contexto, as Contratações Públicas Ecológicas constituem um instrumento importante para reduzir o impacto ambiental das organizações, o que contribui para a promoção do uso racional e eficiente dos recursos naturais e para a disseminação de boas práticas ambientalmente sustentáveis. O presente estudo tem por objetivo propor um modelo conceitual de critérios ambientais para contratação pública de obras rodoviárias federais, através da análise do conteúdo dos editais de um órgão gestor da malha rodoviária federal. Os critérios ambientais de 153 editais de obras rodoviárias no Estado do Paraná, publicados no período de 2006 a 2021, foram analisados com referência à lista de critérios relativos aos Contratos Públicos Ecológicos da União Europeia. A partir da identificação e categorização dos critérios ambientais, e através da classificação dos níveis de exigência desses critérios, foi possível definir o nível de atendimento aos critérios nos editais, e assim, propor um modelo conceitual que pudesse relacionar a categoria ambiental, o tipo de obra, o tipo de critério e seus respectivos indicadores. Os resultados revelam um nível de atendimento aos critérios ambientais de 19%, valor baixo em comparação com os estudos realizados em países da União Europeia. Essa limitação, aliada ao grande percentual de critérios classificados como genéricos, principalmente pela imprecisão e falta de clareza em suas descrições, confirmam indiretamente que a falta de conhecimento de como formular critérios ambientais específicos é um importante obstáculo a ser considerado para as contratações sustentáveis. Diante dessas limitações, a proposição do modelo conceitual, adaptado às condições locais, evidencia a necessidade de estabelecer claramente os critérios ambientais nos editais de licitação, a serem aplicados sob forma de: definição do objeto da licitação, descrição técnica do bem ou serviço, requisitos para habilitação da proponente, julgamento de propostas, bem como constituir cláusulas contratuais. O modelo sugerido apresenta orientações e recomendações aos envolvidos nos processos de licitação, no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria contínua dos empreendimentos rodoviários.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0228-1876pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785053127493295pt_BR
dc.contributor.advisor1Nagalli, Andre-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3985-755Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654028156219694pt_BR
dc.contributor.referee1Nagalli, Andre-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3985-755Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654028156219694pt_BR
dc.contributor.referee2Garcias, Carlos Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6180344401571354pt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Valdir-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0568-2920pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7651683680159601pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
criteriosambientaisobrasrodoviarias.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons