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Título: Materiais convencionais utilizados na construção civil e emissão de CO2 : estudo de caso de um edifício educacional da UTFPR
Autor(es): Deeke, Vania
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Construção civil - Aspectos Ambientais
Desenvolvimento sustentável
Arquitetura sustentável
Edifícios escolares
Ar - Poluição
Dióxido de carbono
Building - Environmental aspects
Sustainable development
Sustainable architecture
School buildings
Air - Pollution
Carbon dioxide
Data do documento: 28-Ago-2009
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DEEKE, Vania. Materiais convencionais utilizados na construção civil e emissão de CO2 estudo de caso de um edifício educacional da UTFPR. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
Resumo: Diante das catástrofes decorrentes do aquecimento global, além de muitos outros problemas ambientais, é preciso que sejam tomadas medidas urgentes. Os edifícios em si, e a Indústria da Construção Civil são responsáveis por elevados índices de impactos ambientais, em especial os GEE – Gases Efeito Estufa, particularmente o dióxido de Carbono (CO2). Esta pesquisa, em um primeiro momento, quantifica as emissões de CO2 geradas pela envoltória (paredes externas) de um Edifício Educacional localizado no Câmpus Ecoville, da UTFPR, Curitiba, PR. Posteriormente propõe a substituição dos materiais convencionais por materiais alternativos. A pesquisa abrange as emissões realizadas nas fases pré-operacionais do edifício, e enfatiza a importância da especificação dos materiais para a redução de CO2. Os resultados são apresentados e discutidos por meio de uma abordagem sistêmica inerente à própria sustentabilidade. O cenário 01 composto pelos materiais convencionais gerou 236 586kgCO2, o cenário 02 composto pelos materiais alternativos totalizou 84 823kg CO2, alcançando uma redução de 151 763 kgCO2. O tijolo de solo-cimento e a madeira contribuíram significativamente para este resultado, o primeiro porque não passa pelo processo de queima, e a madeira porque sequestra carbono. Ao mesmo tempo em que tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento de metodologias que possibilitem a redução das emissões de CO2, esta pesquisa pretende promover a educação para o desenvolvimento sustentável. O edifício pode transformar-se em um ícone da sustentabilidade através da semiótica, da adição de novas tecnologias, e de conceitos associados a práticas operacionais e educacionais, tornando-se ele próprio ferramenta educacional.
Abstract: In face of natural disasters caused by global warming and several environmental problems, immediate actions are necessary. The building and construction industry causes heavy environmental impact, particular the GHG- Greenhouse Gases, more specific the CO2.This research, primarily quantifies the CO2 emissions from the envelope of a Educational Building, located at Ecoville Campus, at UTFPR University, in Curitiba, Paraná. After that, propose “alternative materials” instead the “conventional materials”. The research is delimited into the emissions of the preoperate phase and exalts the important role of the specification from the building materials to the reduction CO2 emissions goal. The results are discussed trough a systemic approach inherent to the sustainability. The Scene 01- formed by the “conventional materials”- produce 236 586kg CO2 and the Scene 02 – formed by “alternative materials” totalized 84 823kg CO2, obtaining a reduction from 151 763 kgCO2. The brick of soil cement and the wood have a significant role on this result, the first one because does not needs burning and the wood because captures CO2. At the same time that intends to collaborate with the development of process to reduce the CO2 emissions, this research also intends to contribute to the creation of a “sustainability culture. A building can be a sustainability icon through its semiotic language, the spreading of new technologies, concepts and practices that, associated to the responsibility of a Technological University, can stimulate sustainable construction. In addition to its explicit curriculum, every higher education institution has an implicit curriculum consisting of its grounds, buildings and operations – based on analyses that show the urgency of assimilating sustainable practices through the buildings and operations at the campus, using their design and operational routine as an educational tool.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26661
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