Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26748
Título: O papel do gestor escolar na formação de leitores
Título(s) alternativo(s): The school manager role in the raising of readers
Autor(es): Ribeiro, Alessandra Martins
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Leitura – Desenvolvimento
Aprendizagem
Literatura - Estudo e ensino
Development Reading
Learning
Literature - Study and teaching
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RIBEIRO, Alessandra Martins. O papel do gestor escolar na formação de leitores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino ) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática o papel do gestor escolar na formação de leitores, o qual analisou o valor da leitura e como acontece o protagonismo do gestor no processo de formação de leitores fluentes. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista com gestores de escolas públicas da rede municipais que ofertam o Ensino Fundamental ­Anos Iniciais, etapa escolar de alfabetização (1º e 2º ano) e construção de sujeitos leitores. A fluência em leitura é cada vez mais necessária e imprescindível para a plena participação social, a leitura se faz presente no nosso cotidiano, por meio de livros em texto de jornais, revistas, outdoors, placas de trânsito, redes sociais, além dos textos não verbais. A escola é o ambiente fundamental para propiciar a aprendizagem da leitura por meio de atividades diferenciadas para que oportunize a aquisição de novas informações e possibilite a fluidez na leitura. Nesse sentido, o gestor escolar tem um papel muito importante, como articular ações pedagógicas na leitura. Com a pesquisa concluímos que os gestores se reconhecem como protagonistas no processo de formação de leitores, conscientes de seu papel e atuantes, dispostos a colaborar para o desenvolvimento integral dos estudantes, porém é necessário um estudo mais revelador se essa participação realmente contribui para o fortalecimento da formação de leitores e refletir sobre ações pedagógicas que contemplem o Projeto Político­-Pedagógico das escolas.
Abstract: This research had as theme the school manager role in the raising of readers which was analyzed the value of reading and how it happens the leading role of manager on the process of fluent readers formation. The research was made by interviews with public schools’ managers of municipal schools that offer the Elementary School–beginningyears, literacy stage (1st and 2nd year) andthe raising of readers. The reading fluency is each time more required and essential to the full social participation, the reading is present in our daily routine through books, in newspapers, magazines, billboards, traffic signs, social media and non­verbal texts. The school is the essential environment to provide the reading learning by distinctactivities to create opportunities and purchase new informations and allow a reading flowy. In this regard, the school manager has a very important role, as coordinate educational activities on reading. With the research, we conclued that the managers know each other as leaders in the process of readers raising, aware of its role and active, prepared to assist the students full development, however it is importanta more indicative study to check if this participation really assist to the strenght of readers raising and reflects on educational actions to behold the Political-­Pedagocial Project of schools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26748
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestorescolarformacaoleitores.pdf8,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.