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Título: Transtorno do espectro autista: características e potencialidades
Título(s) alternativo(s): Autistic spectrum disorder: features and potentialities
Autor(es): Chiquera, Adriana de Souza Freitas
Orientador(es): Juliano, Joice Maria Maltauro
Palavras-chave: Inclusão escolar
Aprendizagem
Autismo
Mainstreaming in education
Learning
Autism
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CHIQUERA, Adriana de Souza Freitas. Transtorno do aspectro autista: características e potencialidades. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Uma criança com síndrome do espectro do autismo (TEA) tem dificuldade desocialização, então ela pode apresentar dificuldade para manter contato emocional com seus pais ou outras crianças. A comunicação dos portadores de TEA pode ser muito limitada, chegando a um ponto em de a criança não dominar um idioma. Outra característica que o autista pode apresentar é a compreensão de gestos e imitações, o que acaba dificultando o contato com os outros. Este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mostrar a importância e necessidade do diagnóstico e do processo de reabilitação no TEA com base nos avanços científicos na área. Desse modo, para incorporar as crianças com TEA nas escolas regulares é necessário que haja uma reorganização e adaptação do ambiente escolar, mas principalmente do corpo docente para que ocorra um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Apesar de suas limitações, é essencial para seu crescimento que o autista seja tratado da mesma forma que os demais alunos. Assim sendo, a promessa da linguagem e da interação social é a chave para buscar diferentes métodos clínicos e educacionais para a criança portadora do Transtorno do Espectro do Autismo na vida social.
Abstract: A child with autism spectrum syndrome (ASD) has difficulty socializing, so he may have difficulty maintaining emotional contact with his parents or other children. The communication of ASD patients can be very limited, reaching the point where the child does not speak a language. Another characteristic that the autistic person can present is the understanding of gestures and imitations, which ends up making contact with others difficult. This study consists of a bibliographic search and aims to show the importance and need for the diagnosis and rehabilitation process in TEA based on scientific advances in the area.Thus, to incorporate children with ASD in mainstream schools, there is a need for a reorganization and adaptation of the school environment, but mainly of the teaching staff so that a better development of their abilities occurs. Despite its limitations, it is essential for its growth that the autistic person is treated in the same way as other students. Therefore, the promise of language and social interaction is the key to seek different clinical and educational methods for children with Autism Spectrum Disorder in social life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26752
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