Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26761
Título: Educação a distância: o perfil e a percepção de alunos de um curso de pós-graduação nessa modalidade
Título(s) alternativo(s): Distance education: the profile and the perception of students of a postgraduate course in this modality
Autor(es): Silva, Nayane de Oliveira
Orientador(es): Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Ensino à distância
Estudantes de pós-graduação
Motivação na educação
Distance education
Graduate students
Motivation in education
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Nayane de Oliveira. Educação a distância: o perfil e a percepção de alunos de um curso de pós-graduação nessa modalidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação - Métodos e Técnicas de ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A Educação a Distância é definida como um processo de ensino ­aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Ela é uma modalidade de ensino antiga, mas que vem ganhado cada vez mais espaço. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi identificar o perfil dos estudantes de um curso de Pós ­Graduação nessa modalidade de ensino, bem como a percepção destes alunos a respeito das dificuldades, vantagens e desvantagens dessa metodologia de estudo. Para isso, foi elaborado um questionário com perguntas de múltipla escolha que os alunos responderam online, cujas respostas foram analisadas através de estatística descritiva simples, portanto, esta foi uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, na qual 58 alunos participaram da pesquisa, sendo em sua maioria mulheres, como menos de 30 anos de idade, que estavam cursando ou já haviam concluído algum curso de Pós­ Graduação Lato Sensu, e que já tinham experiência prévia com a metodologia EaD. O motivo que levou a maioria dos alunos a escolher a modalidade a distância, foi a falta de tempo para frequentar um curso presencial. As principais dificuldades que eles enfrentaram na realização de um curso EaD, foram a administração do tempo, a comunicação com os professores/tutores e colegas de curso, a dificuldade em cumprir a carga horária e realizar todas as atividades do curso. Mais da metade dos alunos que participaram dessa pesquisa relataram que já pensaram em desistir de um curso na modalidade de Educação a distância. Os procedimentos de ensino adotados, quanto à adequação aos objetivos do curso, foram avaliados como parcialmente adequados. A maior parte dos alunos acredita que o curso na modalidade a distância agregou conhecimento relevante dentro da área proposta, sendo que uma parcela expressiva dos alunos avaliou a experiência com a EaD como boa ou como ótima. Diante dos resultados obtidos, foi possível constatar que a modalidade de Educação a Distância apresenta suas vantagens e suas desvantagens, mas que, no geral, os alunos se mostraram satisfeitos com ela. Todavia, ainda se faz necessário que sejam feitos estudos mais abrangentes para se compreender melhor os alunos e os aspectos dessa modalidade.
Abstract: Distance Education is described as a teaching­ learning process mediated by technologies, in which teachers and students are spatially and/or temporally separated. It is an old teaching modality, but it has gained more and more space. Because of this, the present work goal was to identify the students' profile of a Postgraduate course in this teaching modality, as well as the students' perception regarding the difficulties, advantages, and disadvantages of this study methodology. To do so, a multiple­ choice questions questionnaire was prepared. The students answered it online, and their answers were analyzed through simple descriptive statistics. To do so, a multiple ­choice questions questionnaire was prepared. The students answered it online, and their answers were analyzed through simple descriptive statistics. Therefore, this was a descriptive research with a quantitative approach, in which 58 students participated in the research, being in their mostly women, under their thirties, who were attending or had already completed a Lato Sensu Postgraduate course, and who had had previous experience with distance education methodology. The reason that most students chose distance learning was the lack of time to attend a face­ to ­face course. The main difficulties they faced in participating in a distance learning course were time management, communication with teachers/tutors and fellow students, and the challenge in fulfilling the workload and carrying out all course activities. More than half of the students who participated in this research reported that they had already thought about giving up a distance education course. The teaching procedures adopted, as to suit the course objectives, were assessed as partially adequate. Most students consider that the distance learning course has contributed to the addition of relevant knowledge within the proposed area, with a significant part of students evaluating their experience with distance education as good or excellent. Given the results obtained, it was possible to verify that the Distance Education modality has its advantages and disadvantages, but also, in general, the students were satisfied with it. However, it is still necessary to carry out more comprehensive studies to better understand the students and the aspects of this modality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26761
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaodiastanciaperfilalunos.pdf405,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.