Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26770
Título: Jogo ecológico como ferramenta no ensino de ecologia: uma proposta de educação ambiental para alunos do 6º ano de uma escola estadual do município de Umuarama-PR
Título(s) alternativo(s): Ecological game as a tool in the teaching of ecology: a proposal for environmental education for 6th year students of a state school in the municipality of Umuarama-­PR
Autor(es): Souza, Renan Felipe de
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Jogos educativos
Estratégias de aprendizagem
Ecologia
Educational games
Learning strategies
Ecology
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Renan Felipe de. Jogo ecológico como ferramenta no ensino de ecologia: uma proposta de educação ambiental para alunos do 6º ano de uma escola estadual no município de Umuarama-­PR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a proposta de formulação e aplicação de um jogo ecológico com bioma do pantanal sul ­mato ­grossense como proposta pedagógica lúdica para efetivação da aprendizagem. Levando em consideração a preocupação com as questões ambientais e desequilíbrio causado pelo ser humano e sua visão de sujeito separado do meio natural, sendo antropocêntrico ao se enxergar no meio. Diversos autores foram utilizados para nos auxiliar a perceber o processo. Moreira (1988) nos serviu para entender como se dá uma aprendizagem significativa. Kishimoto (1996) para entender o lúdico e o aprender brincando. Fernandes e colaboradores (2003) para conhecer as diversas percepções sobre o meio ambiente e a influência destas nas relações do homem com a natureza. Além de diversas leituras complementares que tornaram possíveis as reflexões realizadas neste trabalho. O público alvo selecionado foram alunos de 6º ano de uma escola Estadual no Município de Umuarama, PR, por se tratar do período em que o tema é tratado na sala de aula. As impressões sobre o uso do jogo ecológico é de que pode servir como importante ferramenta facilitadora na aprendizagem de Ecologia e para efetivação de uma Educação Ambiental mais ampla nas instituições de ensino.
Abstract: This work had as objective the proposal of formulation and application of an ecological game with biome of the Pantanal sul ­Mato­Grossense as a playful pedagogical proposal for effective learning. Taking into account the concern with environmental issues and imbalance caused by the human being and his view of a subject separated from the natural environment, being anthropocentric when he sees himself in the environment. Several authors were used to help us understand the process. Moreira (1988) helped us to understand how meaningful learning takes place. KISHIMOTO (1996) to understand playfulness and learn while playing. FERNANDES and collaborators (2003) to learn about the different perceptions about the environment and their influence on the relationship between man and nature. In addition to several complementary readings that made the reflections made in this work possible. The target audience selected were 6th year students from a State school in the municipality of Umuarama, as this is the period in which the topic is discussed in the classroom. The impressions about the use of the ecological game is that it can serve as an important facilitating tool in the learning of Ecology and for the realization of a broader Environmental Education in educational institutions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26770
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoecologicoensino.pdf763,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.