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Título: A ludicidade na educação infantil (0 a 3 anos)
Título(s) alternativo(s): Playfulness in early childhood education (0 to 3 years)
Autor(es): Tozatto, Regiane dos Santos
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Brincadeiras
Professores e alunos
Crianças - Desenvolvimento
Play
Teacher-student relationships
Child development
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TOZATTO, Regiane Dos Santos. A ludicidade na educação infantil (0 a 3 anos). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A ludicidade é uma ferramenta pedagógica que define ações e uma forma particular de comunicação, de prazer e recreação com a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil. Assim, a pesquisa remete-­se a entender o papel da ludicidade no processo de desenvolvimento da criança, instigando a problemática sobre quais resultados são possíveis atingir, diante do trabalho da ludicidade com crianças da Educação Infantil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa por meio de um estudo amplo em busca do conhecimento sobre o tema, realizando leituras e pesquisas por meio de fontes como, livros, revistas, artigos e dissertações publicados em congressos e, em fontes de pesquisas utilizando sites e artigos disponíveis na internet como Google Acadêmico e Scielo, e, para um trabalho teórico eficiente, foram realizadas leituras, utilizando­-se autores como Vigotsky (1991) Wajskop (2009) Kishimoto (1999), Piaget (1988), que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Como resultado da pesquisa, pode-­se concluir que, a ludicidade é um recurso a ser utilizado na primeira infância, considerando o desenvolvimento das crianças, em especial, nos três primeiros anos de vida, assim, considera-­se que seja fundamental que o professor vivencie experiências lúdicas de forma prazerosa e interessante que sejam capaz de fazer com que se percebam como pessoas atuantes para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Abstract: Ludicity is a pedagogical tool that defines actions and a particular form of communication, pleasure and recreation with the possibility of contributing to the development of children in Early Childhood Education. Thus, the research refers to understanding the role of ludicity in the child's development process, instigating the problem about what results are possible to achieve, given the work of playfulness with children of Early Childhood Education. A qualitative bibliographic research was carried out through a broad study in search of knowledge on the subject, conducting readings and research through sources such as books, magazines, articles and dissertations published in congresses and in research sources using websites and articles available on the Internet such as Google Scholar and Scielo, and for an efficient theoretical work , readings were performed using authors such as Vigotsky (1991) Wajskop (2009) Kishimoto (1999), Piaget (1988), who contributed to the development of the work. As a result of the research, it can be concluded that playfulness is a resource to be used in early childhood, considering the development of children, especially in the first three years of life, so it is considered essential that the teacher experiences playful experiences in a pleasurable and interesting way that are able to make them perceive themselves as people active for the development and learning of the child.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26772
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