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Título: Processos de escolarização: análise sobre as políticas da escola de educação básica na modalidade educação especial
Título(s) alternativo(s): Schooling processes analysis of the basic education school in the special education modality
Autor(es): Soares, Patrícia Lopes Mendonça
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Inclusão escolar
Professores de educação especial - Formação
People with disabilities
Mainstreaming in education
Special education teachers - Training of
Data do documento: 10-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOARES, Patrícia Lopes Mendonça. Processos de escolarização: análise sobre as políticas da escola de educação básica na modalidade educação especial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O estudo proposto se constitui na análise de referenciais teóricos inerentes a contextualização das políticas da Educação Especial no estado do Paraná, e sobre a formação e atuação do professor perante as observações realizadas no cotidiano, a fim de atribuir sentido e ressignificação entre escola, professor e aluno e, também, por base destes, analisar a Educação Especial como modalidade de educação escolar. Assim, compreender os processos históricos e políticos da inclusão no estado do Paraná, torna-­se fundamental para que o trabalho desenvolvido nas escolas especializadas contribua para o saber e o fazer na prática pedagógica, com a finalidade de garantir os direitos da pessoa com deficiência e direcionando o processo de ensino para uma educação de qualidade. Analisar os desafios e as possibilidades em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas especializadas, requer a compreensão de que se faz necessário o direcionamento de ações para que se promovam os desenvolvimentos dos alunos ali inseridos, assegurando os direitos de se aprender, respeitando as potencialidades e especificidades dos estudantes.
Abstract: The proposed study constitutes the analysis of theoretical references inherent to the contextualization of Special Education policies in the state of Paraná and on the formation and practice of the teacher resolved as processed in daily life, in order to assign meaning and resignified between school, teacher and student and, also, based on the analysis of Special Education as a modality of school education. Thus, understanding the historical and political processes of inclusion in the state of Paraná, becomes essential for the work developed in specialized schools, contributing to knowledge and doing in pedagogical practice, with the guarantee of the rights of people with disabilities and directing the teaching process for quality education. Analyzing the challenges and possibilities in relation to the pedagogical practices developed in specialized schools, requires an understanding that it is necessary to direct actions so that the students' developments are promoted, ensuring the rights to learn, respecting the potential and student specificities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26774
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