Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26776
Título: Avaliação da aprendizagem: um desafio na construção do conhecimento
Título(s) alternativo(s): Learning assessment: a challenge in constructing knowledge
Autor(es): Macedo, Talita Lopes de Souza
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Avaliação educacional
Professores e alunos
Ensino à distância
Education - Evaluation
Teacher-student relationships
Distance education
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MACEDO, Talita Lopes de Souza. Avaliação da aprendizagem: um desafio na construção do conhecimento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Esse trabalho tem intuito de refletir em relação ao processo avaliativo que deve ser realizado numa escola democrática, que coopera na formação integral do aluno. A opção pelo tema justifica-­se pela complexidade do assunto e pelas dificuldades do professor na sua prática social escolar. A avaliação tem por finalidade fornecer informações sobre o processo pedagógico, para que os envolvidos no processo teçam intervenções e ajustes necessários para contribuir para a aprendizagem do aluno, para sua formação plena. É necessário rever a proposta avaliativa. Precisamos investir na qualidade da vida que é criada e que se nos prolonga diversos tempos e espaços escolares. Então é necessário que se faça mudanças, nos processos educativos ­avaliativos dentro e fora da instituição, na própria sala da aula. Nem todas as mudanças tem o mesmo valor democrático, as mudanças que aqui propomos é no sentido de ruptura com os modelos tradicionais, quantitativos e a afirmação da avaliação formativa e emancipatória. Nesse contexto todo, a pesquisa procurou tecer considerações não só para avaliação do processo de ensino presencial, mas uma breve ponderação referente a Educação à Distância, uma modalidade educativa que veio para ficar, adequado ao tempo e às características de hoje.
Abstract: This work aims to reflect in relation to the evaluation process that must be developed in a democratic school, where it contributes to the full education of the student. The choice for the theme is justified by the complexity of the subject and the difficulties of the teacher in his school social practice. The purpose of the assessment is to provide information about the pedagogical process, so that those involved in the process can make the necessary interventions and adjustments to contribute to the student's learning, to their full training. It is necessary to review the evaluation proposal. We need to invest in the quality of life that is created and that extends us to different times and school spaces. So it is necessary to make changes, in the educational evaluative processes inside and outside the institution, in the classroom itself. Not all changes have the same democratic value, the changes we propose here are in the sense of breaking with traditional, quantitative models and the affirmation of formative and emancipatory assessment. In this context, we need to make considerations not only for assessing the face­ to­ face teaching process, but also for Distance Education, an educational modality that is here to stay, appropriate to today's time and characteristics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26776
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaoaprendizagemconhecimento.pdf283,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.