Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26786
Título: A função didático-pedagógica da linguagem musical no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): The didactic­-pedagogical function of the musical language in the development of students with intellectual disabilities
Autor(es): Ferreira, João Paulo
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Educação inclusiva
Música na educação
Estratégias de aprendizagem
Inclusive education
Music in education
Learning strategies
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERREIRA, João Paulo. A função didático pedagógica da linguagem musical no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O alunado mais comum encontrado em escolas especiais, são estudantes com deficiência intelectual, cujos aspectos no processo ensino aprendizagem podem ser desafiadores para muitos professores. Pedagogicamente falando, é notório que através da motivação e da inovação, a música oferta inúmero trabalhos interdisciplinares, que enriquecem o processo educacional. Os estudos científicos já comprovam relevantes contribuições da música para o ser humano, pela sua aplicabilidade artística, estética, cognitiva e emocional. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é investigar por meio de uma revisão bibliográfica, os benefícios da música no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual.
Abstract: The most common students found in special schools are students with intellectual disabilities, whose aspects in the teaching-­learning process can be challenging for many teachers. Pedagogically speaking, it is well known that through motivation and innovation, music offers countless interdisciplinary works, which enrich the educational process. Scientific studies already prove relevant contributions of music to the human being, due to its artistic, aesthetic, cognitive and emotional applicability. Therefore, the main objective of this work is to investigate, through a bibliographic review, the benefits of music in the development of students with intellectual disabilities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26786
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
linguagemmusicaldesenvolvimentodeficiencia.pdf360,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.