Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Jhenifer Westercamp-
dc.date.accessioned2021-12-20T19:26:03Z-
dc.date.available2021-12-20T19:26:03Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationALVES, Jhenifer Westercamp. Diversidade cultural no contexto escolar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26791-
dc.description.abstractThis work had as its theme the cultural diversity within the school context and as it is inseparable from the national and also regional identity of the students, both go together and bring us a parameter to overcome prejudices that may or may exist in the classroom. Working with cultural diversity means working with love for your neighbor and respect for any differences that may exist. It is fundamental that diversity is worked in schools and that it is part of curricular projects, showing the existence of differences and teaching students to value them. The role of the school is to show the relevance of inclusion and how pleasurable it is, it is not just ethics, it is a principle a matter of exercising love and helping society to evolve, the role of the school will be to show the differences between origins, classes and teaches them to value, not to make it look like everyone is the same when in fact they are not.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectCultural pluralismpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.titleDiversidade cultural no contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeCultural diversity in the school contextpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a diversidade cultural dentro do contexto escolar, procurando demonstrar como esse assunto é indissociável da identidade nacional e também regional dos educandos, pois ambas caminham juntas e trazem um parâmetro de superação dos preconceitos que possam existir ou vir a existir em sala de aula. Trabalhar diversidade cultural é trabalhar amor ao próximo e respeito a qualquer diferença que possa existir. É fundamental que seja trabalhada a diversidade nas escolas e que faça parte dos projetos curriculares, demonstrando a existência das diferenças e ensinando os educandos a valorizá-las. O papel da escola é mostrar a relevância da inclusão e como isso é prazeroso, não é apenas ética, mas uma questão de princípio e exercício de dedicação e cooperação para que a sociedade possa ser via de transformação e que o papel da escola seja de revelar as diferenças entre descendentes, classes sociais, e ensina-las a valorizar, não fazer parecer que todos são iguais quando na verdade não são.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee2Hlenka, Vanessa-
dc.contributor.referee3Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diversidadeculturalcontextoescolar.pdf286,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.