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Título: A gestão escolar democrática e seus reflexos no ensino
Título(s) alternativo(s): Democratic school management, and its reflections on teaching
Autor(es): Silva, Valdemir Santos da
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Escolas - Organização e administração - Participação dos pais
Comunidade e escola
Democracia e educação
School management and organization - Parent participation
Community and school
Democracy and education
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Valdemir Santos da. A gestão escolar democrática e seus reflexos no ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como tema os processos de trabalho fundamentais para que a educação pública atinja a gestão democrática. Esse tipo de gestão escolar começou a ser desenvolvido nas escolas brasileiras no início na década de 1980 e teve como pressuposições a atuação democrática. Passou a ter por objetivo robustecer as relações democráticas nas instituições escolares através do exercício do compartilhamento das determinações sobre os objetos escolares. Para tanto, a pesquisa levantou a seguinte problemática: Quais elementos básicos da gestão democrática compõem a busca pela autonomia escolar? A pesquisa é de caráter bibliográfico, realizada por meio da revisão de literatura fundamentada nos autores Bastos (1999), Cury (1997), Libâneo (2004), Dalmas (1994), Stedile (2008), destacou conceito de gestão, seus desafios e a sua contribuição para um sistema educacional participativo e atuante. Diante disso, verificou-se que a gestão democrática, por sua origem, é um processo que visa mudanças efetivas no cenário escolar, valorizando a participação associativa e cooperativa da comunidade escolar nas decisões, auxiliando na conquista de um ensino de qualidade para todos.
Abstract: This work has as its theme the fundamental work processes for public education to reach democratic management. This type of school management began to be developed in Brazilian schools in the early 1980s and was based on democratic performance. It started to aim to strengthen democratic relations in school institutions through the exercise of sharing determinations about school objects. Therefore, the research raised the following problem: What basic elements of democratic management make up the search for school autonomy? The research is bibliographic in nature, carried out through a literature review based on the authors Bastos (1999), Cury (1997), Libâneo (2004), Dalmas (1994), Stedile (2008), highlighted the concept of management, its challenges and its contribution to a participatory and active educational system. Therefore, it was found that democratic management, due to its origin, is a process that aims at effective changes in the school scenario, valuing the associative and cooperative participation of the school community in decisions, helping to achieve quality education for all.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26794
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