Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Rafael Duarte-
dc.creatorMartins, Anderson Aparecido-
dc.creatorTondato, Silvana Rodrigues Quintilhano-
dc.creatorCosta, Victor Teófilo da-
dc.date.accessioned2021-12-21T20:02:28Z-
dc.date.available2021-12-21T20:02:28Z-
dc.date.issued2019-09-05-
dc.identifier.citationDIAS, Rafael Duarte et al. A prática da governança corporativa como estratégia de responsabilidade social. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gerenciamento de Projetos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26816-
dc.descriptionArtigo publicado nos anais do Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEPRO), realizado de 02 a 06 de setembro de 2019pt_BR
dc.description.abstractIt is noted that there is a growing need in the development of organizations to seek solutions in the standardization of processes that guarantee the practice of social responsibility. In this context, Corporate Governance emerges, which is a set of processes, regulations, policies and laws that dictate how a company should be organized and its main objective is the good relationship and transparency between employees, partners, directors, board of directors, consultants and bodies inspection. Therefore, this article aims to conduct a study on corporate governance, its concepts, pillars and principles, as well as to report on a Corporate Governance practice, in order to reflect on the changes promoted in business management when adopting this practice. Methodologically, this research had a qualitative approach, with a bibliographic and explanatory basis. It can be seen from the results collected that the practice of Corporate Governance, when done in a responsible manner, guarantees management transparency and corporate sustainability, promoting expansion in the market, including for going public.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.relation.urihttp://www.dep.uem.br/gdct/index.php/simeprod/issue/view/44pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectCorporate governancept_BR
dc.subjectSocial responsibility of businesspt_BR
dc.subjectFamily corporationspt_BR
dc.titleA prática da governança corporativa como estratégia de responsabilidade socialpt_BR
dc.title.alternativeThe practice of corporate governance as a social responsability strategypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNota-se que existe uma crescente necessidade no desenvolvimento das organizações para busca de soluções na padronização dos processos que garanta a prática de responsabilidade social. Nesse contexto, surge a Governança Corporativa que é um conjunto de processos, regulamentos, políticas e leis que ditam como uma empresa deve ser organizada e seu principal objetivo é o bom relacionamento e transparência entre colaboradores, sócios, diretores, conselho administrativo, consultores e órgãos de fiscalização. Portanto, esse artigo tem por objetivo a realizar um estudo sobre governança corporativa, seus conceitos, pilares e princípios, bem como relatar uma prática de Governança Corporativa, no intuito de refletir sobre as mudanças promovidas na gestão empresarial ao adotar essa prática. Metodologicamente, essa pesquisa teve abordagem qualitativa, de base bibliográfica e explicativa. Pode-se observar, dos resultados coletados, que a prática da Governança Corporativa, quando feita de forma responsável, garante a transparência da gestão e a sustentabilidade empresarial, promovendo a expansão no mercado, inclusive para abertura de capital.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano-
dc.contributor.referee1Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano-
dc.contributor.referee2Ferreira, Marco Antonio-
dc.contributor.referee3Dalto, José Luis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMBA em Gerenciamento de Projetospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - MBA em Gerenciamento de Projetos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
governancacorporativaestrategia.pdf530,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.