Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26825
Título: A importância da tecnologia no aprendizado de física: a utilização do QR Code no ensino da astronomia
Título(s) alternativo(s): The importance of technology in the learning of physics: the use of the QR Code in the teaching of astronomy
Autor(es): Paz, Luiz Ricardo da
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Estratégias de aprendizagem
Motivação na educação
Educational technology
Learning strategies
Motivation in education
Data do documento: 2-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PAZ, Luiz Ricardo da. A importância da tecnologia no aprendizado de física: a utilização do QR Code no ensino da astronomia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Desde os primórdios, a Astronomia exerce um fascínio sobre o ser humano, motivado pelo mistério do desconhecido e misticismo. O ensino do tema nas escolas tem sido subaproveitado, visto que, quando de fato é abordado, ocorre de forma fechada, apenas na bolha da Física, sem conexão com as outras áreas do conhecimento. Baseado nisso, este trabalho foi motivado pela dificuldade que os professores encontram para o ensino da Astronomia de forma significativa e com a devida irreverência requerida pelo estudo da Física. O trabalho apresentou como a ferramenta Quick Response Code – QR Code – pode assistir o ensino da Astronomia, propiciando, como benefício, o autodesenvolvimento do conhecimento do aluno através da pesquisa. Este objetivo pôde ser alcançado através da discussão sobre os desafios encontrados pelos docentes no universo da escola, do uso da tecnologia no ensino de Astronomia, da conceituação da ferramenta QR Code e da avaliação sobre como o incentivo à pesquisa pode promover o autodesenvolvimento do estudante. Para abordar esse assunto, foi proposta uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que sugeriu o uso conjunto da metodologia de ensino ativa Gamificação e do QR Code como ferramenta pedagógica e estratégia motivadora de aprendizagem.
Abstract: Since the beginning, Astronomy has fascinated human beings, motivated by the mystery of the unknown and mysticism. The teaching of the topic in schools has been underused, since, when in fact it is approached, it occurs in a closed way, only in the bubble of Physics, without connection with the other areas of knowledge. Based on this, this work was motivated by the difficulty that teachers find in the teaching of Astronomy in a significant way and with the necessary irreverence required by the study of Physics. The work presented how the Quick Response Code tool ­ QR Code ­ can assist the teaching of Astronomy, providing, as a benefit, the self-development of the student's knowledge through research. This objective could be achieved through the discussion about the challenges faced by teachers in the school universe, the use of technology in the teaching of Astronomy, the conceptualization of the QR Code tool and the evaluation of how the incentive to research can promote student self-development. To address this issue, a qualitative bibliographic research was proposed, which suggested the joint use of the Gamification active teaching methodology and the QR Code as a pedagogical tool and motivating learning strategy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26825
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiaaprendizadoensinoastronomia.pdf576,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.