Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26828
Título: Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura
Título(s) alternativo(s): A look at pedagogical practices in early childhood education: paths through the initial phase of learning with the use of literature
Autor(es): Miranda, Marlene Sampaio da Silva
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Crianças - Livros e leitura
Aprendizagem perceptiva
Literature - Study and teaching
Children - Books and Reading
Perceptual learning
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MIRANDA, Marlene Sampaio da Silva. Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho trata sobre a literatura infantil pode ser compreendida como canal de aprendizagens, construções de vivências e transmissão cultural com viés pedagógico que perpassa o processo de ensino aprendizagem, devendo ser abordada a partir das situações intencionais e planejadas de forma significativa ocorrendo durante as rotinas diárias. Os diferentes espaços na educação são favoráveis para os experimentos, escolhas que facilitam a concepção de entendimento de mundo que a criança constrói, nos espaços as crianças encontram objetos e brincam. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e, por isso, é uma fase de suma importância para a formação social e cultural da criança enquanto sujeito histórico, construtor de conhecimentos, dotado de capacidades e habilidades que são aprimoradas por meio das brincadeiras e interações que promovem vivências desencadeando experiências significativas que contribuem para as aprendizagens futuras.
Abstract: The present work deals with children's literature can be understood as a channel of learning, construction of experiences and cultural transmission with a pedagogical bias that goes through the teaching learning process, and should be approached from intentional and planned situations in a significant way occurring during routines. daily. The different spaces in education are favorable for the experiments, choices that facilitate the conception of understanding of the world that the child builds, in the spaces the children find objects and play. Early childhood education is the first stage of basic education and, therefore, it is an extremely important phase for the social and cultural formation of the child as a historical subject, a builder of knowledge, endowed with capacities and skills that are improved through games and interactions that promote experiences triggering significant experiences that contribute to future learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26828
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
praticaspedagogicaseducacaoinfantil.pdf589,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.