Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26833
Título: Os desafios da implementação do projeto político-pedagógico em escolas municipais de Foz do Iguaçu
Título(s) alternativo(s): The challenges of implementing the political-pedagogical project in municipal schools in Foz do Iguaçu
Autor(es): Costa, Danrley Fábio da
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Escolas - Organização e administração
Escolas - Organização e administração - Legislação
Planejamento educacional
School management and organization
School management and organization - Law and legislation
Educational planning
Data do documento: 18-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: COSTA, Danrley Fábio da. Os desafios da implementação do projeto político-pedagógico em escolas municipais de Foz do Iguaçu. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este estudo objetivou apontar possíveis soluções para tornar a construção do projeto político-pedagógico (PPP) mais democrática dentro das escolas municipais de Foz do Iguaçu. Pois, é este documento que direciona todo o trabalho realizado dentro da escola, por isso há necessidade de ser construído coletivamente. O que acontece muitas vezes, é que por falta de integração entre a escola e a comunidade escolar ou por outros motivos, a escola não se organiza para que haja momentos coletivos de construção do documento, tornando-o não democrático e tendo influência de poucas pessoas em sua construção, correndo o risco de não traduzir a realidade escolar. É pensando nesse cenário, que este estudo pretendeu ser capaz de refletir sobre a construção do PPP nas escolas municipais de Foz, para que então, juntamente com professores e pesquisando grandes autores do tema, pudesse indicar formas de planejar esse momento, para que seja fortalecida a democracia nas escolas do município. Para tanto, o texto foi organizado em quatro momentos: primeiro traz algumas considerações em relação aos conceitos acerca do projeto político-pedagógico. No segundo momento, trata da relação entre a gestão democrática e o projeto político-pedagógico. Já no terceiro momento, apresenta os resultados da pesquisa que foi realizada com os professores sobre o PPP. Por fim, no quarto momento, disserta a cerca de possíveis caminhos para uma construção democrática do projeto político-pedagógico. O que é apresentado neste estudo foi fruto de pesquisas bibliográficas e fundamenta-se essencialmente nas legislações vigentes.
Abstract: This study aims to point out possible solutions to make the construction of the political-pedagogical project more democratic within the municipal schools of Foz do Iguaçu. Because, it is this document that directs all the work done within the school, so there is a need to be built collectively. What often happens is that due to lack of planning or for other reasons, the school does not organize itself so that there are collective moments for the construction of the document, making it non¬democratic and I try to influence a few people in its construction, taking the risk of not translating school reality. It is in this scenario, that this study intends to be able to reflect on the construction of the PPP in the schools of Foz, so that then, together with teachers and researching great authors of the theme, it can indicate ways to plan this moment, so that the democracy in the city's schools. For that, the text was organized in four moments: first it brings some considerations in relation to the concepts about the political-pedagogical project. In the second moment, it deals with the relationship between democratic management and the political-pedagogical project, how the construction of the document contributes to the democratization of the school. In the third moment, it seeks to present the results of the research that will be carried out with teachers on the PPP. Finally, in the fourth moment, he intends to talk about possible ways for a democratic construction of the political-pedagogical project. What will be presented in this study will be the result of bibliographic research and will be based essentially on the current legislation and on the author Ilma Passos Veiga. The study will also be the result of applied and quantitative research, which will seek to translate the experiences of teachers in relation to the process of building the PPP into numbers and graphs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26833
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
implementacaoprojetopedagogicoescolas.pdf490,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.