Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26841
Título: Compreensão do letramento matemático: um olhar a partir de pesquisas científicas em educação matemática
Título(s) alternativo(s): Understanding mathematics: a look from scientific research in mathematics education
Autor(es): Jolandek, Emilly Gonzales
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Alfabetização matemática
Professores de matemática
Mathematics - Study and teaching
Numeracy
Mathematics teachers
Data do documento: 14-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: JOLANDEK, Emilly Gonzales. Compreensão do letramento matemático: um olhar a partir de pesquisas científicas em educação matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo geral verificar como pesquisas científicas brasileiras em Educação Matemática tem compreendido o letramento matemático. Desta maneira buscou-se responder: como as pesquisas científicas brasileiras em Educação Matemática têm compreendido o letramento matemático? Desta maneira, o trabalho é de abordagem qualitativa e buscou¬se realizar uma revisão bibliográfica sistemática. Utilizou-se três bases de buscas brasileiras para mapear os trabalhos, sendo selecionados 27, e dirigiu-se a atenção para os anos, nível de aplicação, foco e especificamente para as definições de letramento matemático utilizadas nos trabalhos. Evidenciou-se nos trabalhos que as discussões sobre o letramento matemático começam a partir de 2003, sendo a maioria dos trabalhos desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e o principal foco caracterizado entre as investigações foi a prática de ensino envolvendo o letramento matemático. Verificou-se que a maior parte dos trabalhos utilizaram o PISA para definir o letramento matemático, mas ainda assim, tiveram diversas definições sobre o letramento em geral e o letramento matemático. Revelou-se que o letramento matemático possibilita reconhecer o papel que a matemática exerce na meio social, isto é, no mundo.
Abstract: The present research had as its general objective, to verify how Brazilian scientific research in Mathematics Education has understood mathematical literacy. In this way, we sought to answer: how have Brazilian scientific research in Mathematical Education understood mathematical literacy? In this way, the work has a qualitative approach and an attempt was made to carry out a systematic bibliographic review. Three Brazilian search bases were used to map the works, with 27 being selected, and attention was directed to the years, level of application, focus and specifically to the definitions of mathematical literacy used in the works. It was evidenced in the works that the discussions about mathematical literacy start from 2003, with the majority of the works developed in the early years of elementary school, and the main focus characterized among the investigations was the teaching practice involving mathematical literacy. It was found that most works used PISA to define mathematical literacy, but even so, they had several definitions about literacy in general and mathematical literacy. It was revealed that mathematical literacy makes it possible to recognize the role that mathematics plays in the social environment, that is, in the world.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26841
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
compreensaoletramentomatematicoeducacao.pdf436,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.