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Título: Projeto político pedagógico e a função do professor pedagogo
Título(s) alternativo(s): Political pedagogical project and the role of the pedagogical teacher
Autor(es): Studinski, Gislane Bernardes de Carvalho
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Educação
Escolas públicas
Escolas - Organização e administração
Education
Public schools
School management and organization
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: STUDINSKI, Gislane Bernardes de Carvalho. Projeto político pedagógico e a função do professor pedagogo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade compreender a trajetória e a função do professor pedagogo no que se refere à sua concepção histórica, social e política sobre o planejamento e execução do Projeto Político Pedagógico enquanto documento norteador da escola pública, que deve ser elaborado de forma coletiva. A pesquisa teve como base estudos e documentos que abordam o assunto e se caracteriza como bibliográfica, apresentando, como fontes principais, documentos impressos de pesquisas anteriores, como livros, artigos, revistas e outros que abordam o papel do pedagogo na construção do Projeto Político Pedagógico em busca de uma educação de qualidade, como Libâneo (1999); Vasconcellos (1995) e Saviani (2008). Assim, ficou evidente que é função do professor pedagogo nortear a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico, envolvendo a participação da comunidade escolar, garantindo um processo democrático e coletivo, contribuindo, dessa forma, para o aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas públicas.
Abstract: The purpose of this work was to understand the pedagogical teacher's trajectory and function in terms of his historical, social and political conception of the planning and execution of the Pedagogical Political Project as a guiding document for the public school, which must be elaborated collectively. The research was based on studies and documents that address the subject and is characterized as bibliographic, presenting, as main sources, printed documents from previous research, such as books, articles, magazines and others that address the role of the pedagogue in the construction of the Pedagogical Political Project in search of a quality education, such as Libâneo (1999); Vasconcellos (1995) and Saviani (2008). Thus, it became evident that it is the pedagogical teacher's role to guide the construction and implementation of the Political Pedagogical Project, involving the participation of the school community, guaranteeing a democratic and collective process, thus contributing to the improvement of pedagogical practices in public schools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26853
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