Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26856
Título: O papel do enfermeiro licenciado, no processo ensino aprendizagem do aluno disléxico: uma abordagem multidisciplinar
Título(s) alternativo(s): Multidisciplinary approach in the teaching-learning process to dyslexic students: the role of nurses in this approach
Autor(es): Valdez, Hugo Antonio Lemes
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Distúrbios da aprendizagem
Crianças disléxicas
Professores de educação especial - Formação
Learning disabilities
Dyslexic children
Special education teachers - Training of
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VALDEZ, Hugo Antonio Lemes. O papel do enfermeiro licenciado, no processo ensino aprendizagem do aluno disléxico: uma abordagem multidisciplinar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como temática o papel do Enfermeiro Licenciado, dentro de uma abordagem multidisciplinar junto ao aluno disléxico, no Curso de Enfermagem. Como objetivo geral buscou-se realizar um levantamento bibliográfico sobre a abordagem multidisciplinar no processo ensino aprendizagem do aluno com dislexia e demonstrar a importância do trabalho desenvolvido com este aluno, pelo Enfermeiro professor. Na atualidade, a educação em nível global tem tido uma dinâmica complexa, pois além das constantes mudanças dos métodos e técnicas de ensino, a clientela também mudou. Com a democratização do ensino, as camadas mais pobres da população, tiveram acesso aos bancos escolares, que antes eram privilégios da elite. Tal democratização trouxe à tona muitos problemas que anteriormente não eram levados em conta, como os déficits e distúrbios de aprendizagem, sendo que entre os principais está a dislexia. Desta forma, a educação e os profissionais que nela atuam devem estar preparados e capacitados para atender essa demanda, em especial, o acompanhamento desses alunos deve ser de forma individualizada, com equipe multidisciplinar, para que assim a intervenção pedagógica tenha eficácia. Esta pesquisa tratou-se de um estudo de revisão bibliográfica, retrospectivo, transversal, com abordagem quantitativa e descritiva, para obtenção de literatura foram utilizadas as seguintes bases de pesquisa: Scielo, Periódicos CAPES, Google Acadêmico, entre outros. A partir da revisão bibliográfica, podem-se identificar os benefícios da abordagem multidisciplinar no processo ensino aprendizagem, além do papel do enfermeiro licenciado neste processo, objetivamos também compreender melhor o aluno disléxico, por meio de uma revisão bibliográfica disporemos de informações necessárias para fundamentar a prática dos profissionais que atuam nesta área.
Abstract: Introduction: In modern times, education at a global level has had a complex dynamic, because in addition to all the complexity that is to educate and the problems inherent in this practice, currently the emergence of various disorders and learning disruption or better recognition of them if became more evident in that decade. Thus, education and the professionals who work in it must be prepared and trained to meet this demand, in particular, the monitoring of these students must be in a specialized way, with a multidisciplinary team, so that the pedagogical intervention is more efficient. Objective: To carry out a bibliographic survey on the multidisciplinary approach in the teaching-learning process. Methodology: This is a literature review, retrospective, cross-sectional study, with a quantitative and descriptive approach, to obtain literature, the following bases will be used: Scielo, CAPES journals, Google Scholar, among others. Conclusion: From the literature review, we can identify the benefits of the multidisciplinary approach in the teaching-learning process, in addition to the role of the nurse in this process, we also aim to better understand the dyslexic student, through a bibliographic review we will have the necessary information to support the professional practice of professionals working in this area.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26856
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
enfermeirolicenciadoalunodislexico.pdf247,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.