Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastagneti, Caroline-
dc.date.accessioned2021-12-24T20:04:37Z-
dc.date.available2021-12-24T20:04:37Z-
dc.date.issued2020-09-18-
dc.identifier.citationCASTAGNETI, Caroline. Importância das experiências científicas nas aulas de ciências no ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26864-
dc.description.abstractThis work aims to verify the importance of scientific experiences within the classroom as a learning tool, studying Articles and Publications that disagree about it, the methodology being characterized as an Exploratory Qualitative Research, using Bibliographic Review of Articles and Publications in the Science Teaching Area. Experimental practices are of essential importance in teaching learning in science, but it is not always the solution for all problems related to teaching, the failure of traditional schools, until the last years, is in forgetting the training of students with regard to experimentation. Experimental activities can occur in numerous ways, from a simple understanding or analysis of laws and theories, or even stimulating students' creativity. Science teaching aims to develop in the child the ability to think and act rationally. From this research, it is possible to perceive the contribution of experimentation to the quality of science teaching and better student learning, since starting from the studies of the articles it can be seen that students felt motivated and encouraged to ask questions related to what happens in nature during their daily lives, as well as trying to answer those answers. Experimentation in Science classes contributes to the development of scientific concepts, from the moment it brings theory closer to the student's daily life and he understands the scientific phenomena around him.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectScience - Experimentspt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleImportância das experiências científicas nas aulas de ciências no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeImportance of scientific experiences in science classes in elementary schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo verificar a importância das experiências cientificas dentro da sala de aula como ferramenta de aprendizagem, estudando Artigos e-Publicações que discorram a respeito disso, sendo a metodologia caracterizada como uma Pesquisa Qualitativa Exploratória, utilizando-se de Revisão Bibliográfica de Artigos e Publicações na Área de Ensino de Ciências. As práticas experimentais são solução para todos os problemas relacionados ao ensino, a falha das escolas tradicionais, até os últimos anos, está no esquecimento da formação dos alunos no tocante à experimentação. As atividades experimentais podem ocorrer de inúmeras maneiras, desde uma simplória compreensão ou análise de leis e teorias, ou mesmo a estimulação da criatividade dos alunos. O ensino de ciências tem como propósito desenvolver na criança a habilidade de pensar e agir racionalmente. A partir dessa pesquisa pode-se perceber a contribuição da experimentação para a qualidade no ensino de Ciências e melhor aprendizado dos alunos, pois partindo dos estudos dos artigos pode-se perceber que os alunos sentiram-se motivados e encorajados a fazerem perguntas relacionadas ao que acontece na natureza durante seu dia a dia, bem como buscaram responder essas respostas. A experimentação nas aulas de Ciências contribui para o desenvolvimento de conceitos científicos, a partir do momento em que ela aproxima a teoria com o cotidiano do aluno e ele compreende os fenômenos científicos ao seu redor.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
experienciascientificasaulasciencias.pdf328,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.