Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cristina de Oliveira da-
dc.date.accessioned2022-01-10T14:43:56Z-
dc.date.available2022-01-10T14:43:56Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Cristina de Oliveira da. Jogo educativo "cuidando das águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26913-
dc.description.abstractThis study aimed to develop an educational board game and a didactic sequence for its application in the classroom, so that elementary school teachers work on the theme of water resources within a proposal for Environmental Education, seeking to make students reflect about changes in habits through sustainable practices in their daily lives and understand the importance of water for the maintenance of life. The game entitled “Caring for the Waters” was designed with a board with 24 squares, 1 dice and four pins, developed in software for creating, editing and displaying graphic presentations. The game's houses were created in an octagonal shape and arranged on a path that simulates the curves of a river. They represent actions in relation to the conservation of water resources, both positive and negative. To apply the game, a didactic sequence was elaborated in the form of lesson plans, organized in stages, in order to guide the teaching practice. The stages were organized and defined in theme, content, strategic points, development time of each planned activity, main learning objectives, teaching resources and teaching methods. The main result of this work was the development of teaching resources that can help students in the learning process, since the game resource provides learning in a playful and pleasurable way, in addition to making them reflect on their actions in relation to water resources.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectWaterpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.titleJogo educativo "Cuidando das Águas": uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricospt_BR
dc.title.alternativeEducational game “Caring for the Waters”: a teaching sequence for raising awareness about waterpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo elaborar um jogo educativo de tabuleiro e uma sequência didática para sua aplicação em sala de aula, para que professores do ensino fundamental trabalhem a temática dos recursos hídricos dentro de uma proposta de Educação Ambiental, buscando com que os alunos reflitam sobre mudanças de hábitos por meios de práticas sustentáveis em seu cotidiano e compreendam a importância da água para a manutenção da vida. O jogo intitulado “Cuidando das Águas” foi elaborado contendo um tabuleiro com 24 casas, 1 dado e quatro pinos, desenvolvidos em software de criação, edição e exibição de apresentações gráficas. As casas do jogo foram criadas em formato octogonal e dispostas em uma trilha que simula as curvas de um rio. Nelas são representadas ações em relação à conservação dos recursos hídricos, positivas e negativas. Para aplicação do jogo elaborou-­se uma sequência didática na forma de planos de aula, organizados em etapas, a fim de orientar a prática docente. As etapas foram organizadas e definidas em tema, conteúdos, pontos estratégicos, tempo de desenvolvimento de cada atividade planejada, principais objetivos de aprendizagem, recursos didáticos e métodos de ensino. O principal resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de recursos didáticos que podem auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, uma vez que o recurso jogo proporciona o aprendizado de maneira lúdica e prazerosa, além de levá­-los a refletir a respeito de suas ações em relação aos recursos hídricos.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-7627-832Xpt_BR
dc.creator.Lattesapt_BR
dc.contributor.advisor1Goncalves, Morgana Suszek-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7576-2937pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0497756801594713pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Marcos Silvano-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4946185987756278pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Marcos Silvano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4946185987756278pt_BR
dc.contributor.referee2Mezzomo, Maristela Denise Moresco-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-0802-4771pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7363411208573602pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Morgana Suszek-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-7576-2937pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0497756801594713pt_BR
dc.contributor.referee4Corneli, Vanessa Medeiros-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-1251-0732pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6890423073587044pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.capesCiências Ambientaispt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aguaeducacaoambientaljogodetabuleiro.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons