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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz Junior, Paulo Carvalho-
dc.date.accessioned2017-12-07T17:44:52Z-
dc.date.available2017-12-07T17:44:52Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.citationDINIZ JUNIOR, Paulo Carvalho. Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2691-
dc.description.abstractSmart city is a very trendy concept today. It defines a type of urban development capable of reducing environmental impacts, enhancing current models of access to natural resources, better transportation systems, waste management, residential climatization and, above all, energy management (production and distribution). The huge data volume produced by smart cities offers a great opportunity to analyze, understand and improve the way cities work and grow. This explosion in the amount of digital information has elevated the importance of learning from data to a higher level. This document aims at describing a methodology for acquiring and exploring data from one of the most important pillars of smart cities: the public transportation system. How to acquire, store and use such data in order to provide to all stakeholders telematics services with high added value is the problem that is sought to solve in this work. Five telematics services proof of concept are proposed: assessment of current network coverage followed by the proposal of some new bus lines; indirect evaluation of buses’ passengers occupation during the day; geofence with geographical boundaries according to itineraries; speed alert and maintenance reminder services. The results are very coherent and promising, opening up a wide range of possible future work to be explored.pt_BR
dc.description.sponsorshipVINNOVA;KTH;URBSpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectSistemas de transmissão de dadospt_BR
dc.subjectTelemáticapt_BR
dc.subjectLevantamentos de origem e destino do trânsitopt_BR
dc.subjectSistemas inteligentes de veículos rodoviáriospt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCity planning - Environmental aspectspt_BR
dc.subjectData transmission systemspt_BR
dc.subjectTelematicspt_BR
dc.subjectOrigin and destination traffic surveyspt_BR
dc.subjectIntelligent transportation systemspt_BR
dc.subjectSimulation methodspt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleServiços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertospt_BR
dc.title.alternativeTelematics services In a public transportation network based on connected vehicles and open datapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUm conceito bastante em voga atualmente e o de cidades inteligentes. Ele define um tipo de desenvolvimento urbano capaz de reduzir os impactos ambientais, melhorando os modelos atuais de acesso a recursos naturais, transportes, gestão do lixo, climatização residencial e sobretudo a gestão da energia (produção e distribuição). O massivo volume de dados produzidos por cidades inteligentes oferece uma grande oportunidade para analisar, compreender e melhorar o modo como elas funcionam e se desenvolvem. Esta explosão na quantidade de informações tem elevado a importância do aprendizado a partir de dados a um patamar extremamente elevado. Esta dissertação tem por objetivo descrever uma metodologia para aquisição e exploração de dados de um dos mais importantes pilares de cidades inteligentes: o sistema de transporte público. Como obter, armazenar e utilizar tais dados a fim de prover a todos os envolvidos, serviços telemáticos de alto valor agregado e o problema que se busca resolver neste trabalho. Cinco serviços telemáticos são propostos sob forma de prova de conceito: avaliação da cobertura da rede de transporte atual, seguida de uma proposta de novas linhas de ônibus; avaliação indireta da ocupação diária dos ônibus da cidade; cerca-eletrônica com os limites geográficos definidos pelos itinerários das linhas; serviços de alerta de velocidade e de manutenção. Os resultados são bastante coerentes e promissores, abrindo um grande leque de possíveis trabalhos futuros a serem explorados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9191038132780846pt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Heitor Silverio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4045818083957064pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Heitor Silvério-
dc.contributor.referee2Fonseca, Keiko Verônica Ono-
dc.contributor.referee3Bona, Luis Carlos Erpen de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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