Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2708
Título: Objetos de aprendizagem digitais: uma análise sobre a sua pertinência pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua espanhola
Título(s) alternativo(s): Objetos de aprendizaje digitales: un análisis sobre su pertinencia pedagógica para la enseñanza y aprendizaje de lengua española
Autor(es): Carvalho, Tatiana Maria Couto
Orientador(es): Finau, Rossana Aparecida
Palavras-chave: Línguas modernas
Língua espanhola
Livros didáticos
Ensino - Meios auxiliares
Ensino auxiliado por computador
Ensino via Web
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Linguagem e línguas
Languages, Modern
Spanish language
Textbooks
Teaching - Aids and devices
Computer-assisted instruction
Web-based instruction
Educational technology
Data do documento: 8-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Tatiana Maria Couto. Objetos de aprendizagem digitais: uma análise sobre a sua pertinência pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua espanhola. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O aumento no uso dos recursos tecnológicos no ambiente escolar, especificamente nas aulas de línguas estrangeiras, revela a importância de uma discussão sobre o tema e a necessidade de uma análise consistente sobre os materiais digitais utilizados com propósito educativo. Considerando a relevância global da língua espanhola e a importância estratégica que seu estudo representa para o Brasil, esta pesquisa objetiva analisar a pertinência pedagógica dos objetos de aprendizagem digitais disponíveis para o ensino e aprendizagem da língua espanhola, fundamentando-se nos documentos oficiais para a educação brasileira. A partir de um estudo bibliográfico e de uma abordagem qualitativa e metodologia exploratória (MINAYO, 2009), (CHIZZOTI, 2010), a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2002) e um entendimento sociointeracionista de ensino (VYGOTSKY, 1993). Estudos teóricos sobre tecnologia e sua relação com a educação (PINTO, 2005), (FEENBERG, 2016) precederam a investigação sobre a conceitualização e os entendimentos em relação a objetos de aprendizagem (LEFFA, 2006). Buscou-se em repositórios nacionais gratuitos objetos de aprendizagem de língua espanhola que atendessem ao critério estabelecido pela pesquisa de oferecer interatividade aos usuários. Apenas cinco exemplares correspondiam ao critério e todos foram avaliados segundo suas características de identificação, conteúdo, aspectos didáticos e usabilidade. Os resultados parciais obtidos apontam no sentido de que a área carece de estudos teóricos e de objetos de aprendizagem de qualidade, concernentes com teorias de aquisição de língua estrangeira e métodos de ensino e aprendizagem empregados atualmente e recomendados pelos documentos oficiais que norteiam a educação no país.
Abstract: El incremento en el uso de los recursos tecnológicos en el ambiente escolar, específicamente en las clases de lenguas extranjeras, revela la importancia de una discusión sobre el tema y la necesidad de un análisis consistente sobre los materiales digitales utilizados con propósito educativo. Considerando la relevancia global de la lengua española y la importancia estratégica que su estudio representa para Brasil, esta investigación objetiva analizar la pertinencia pedagógica de los objetos de aprendizaje digitales disponibles para la enseñanza y aprendizaje de la lengua española, fundamentándose en los documentos oficiales para la educación brasileña. A partir de un estudio bibliográfico y de un abordaje cualitativo y metodología exploratoria (MINAYO, 2009), (CHIZZOTI, 2010), la investigación ha sido desarrollada a partir de una concepción discursiva de lengua (BAKHTIN, 2002) y un entendimiento sociointeracionista de enseñanza (VYGOTSKY, 1993). Estudios teóricos sobre tecnología y su relación con la educación (PINTO, 2005), (FEENBERG, 2016) precedieron la investigación sobre la conceptualización y los entendimientos en relación a objetos de aprendizaje (LEFFA, 2006). Se buscó en repositorios nacionales gratuitos objetos de aprendizaje de lengua española que atendiesen al criterio establecido por la investigación de ofrecer interactividad a los usuarios. Solamente cinco ejemplares correspondieron al criterio y todos han sido evaluados según sus características de identificación, contenido, aspectos didácticos y usabilidad. Los resultados obtenidos apuntan en el sentido de que el área carece de estudios teóricos y de objetos de aprendizaje de calidad, concernientes con teorías de adquisición de lengua extranjera y métodos de enseñanza y aprendizaje empleados actualmente y recomendados por los documentos oficiales que nortean la educación en el país.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2708
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Carvalho, Tatiana Maria Couto_2017.pdf4,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.