Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27090
Título: Humanismo e tecnologia no curso de radiologia do CEFET - PR - Unidade de Curitiba
Autor(es): Queiroz, Ivo Pereira
Orientador(es): Bastos, João Augusto de Souza Leão de Almeida
Palavras-chave: Radiologia - Estudantes
Tecnologia
Ciência - Aspectos sociais
Habermas, Jürgen, 1929-
Frankfurt, Escola de sociologia de
Teoria crítica
Radiology - Students
Technology
Science - Social aspects
Frankfurt school of sociology
Critical theory
Data do documento: 10-Dez-2001
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: QUEIROZ, Ivo Pereira de. Humanismo e tecnologia no curso de radiologia do CEFET - PR - Unidade de Curitiba. 2001. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2001.
Resumo: A presente dissertação parte do seguinte problema: que tipo de ser humano está sendo formado no curso de Tecnologia em Radiologia, ministrado pelo CEFET-PR, a partir da Reforma estabelecida pelo Decreto 2.208/97? O objetivo maior dessa pesquisa foi analisar a dimensão humana da tecnologia a partir de valores que nortearam a organização e implementação do curso de Tecnologia em Radiologia. Em termos específicos, procurou identificar os aspectos fundantes do referido curso, analisar o currículo e os ementários das disciplinas e colher subsídios para reelaboração de novos cursos de tecnologia. Para fazer frente ao problema levantado foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, de caráter filosófico, visando a uma interpretação de humanismo. O conceito de racionalidade explicita o de humanismo, por isso, examinou-se a racionalidade, a começar pela teoria de Max Weber, um dos pioneiros nesse estudo, donde foram tomados os conceitos de individualismo metodológico, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores e burocracia. Houve uma abordagem pontual dos fundadores da ciência moderna, Bacon, Galileu e Descartes, com a finalidade de precisar a racionalidade da ciência que fundaram. Através da menção àqueles autores tem-se o contexto teórico para se acompanhar as reflexões de Adorno, Horkheimer e Habermas, pensadores da Escola de Frankfurt. Foram contempladas neste estudo as análises de Adorno e Horkheimer, através dos conceitos de Teoria tradicional e teoria crítica pelos quais os autores concluem que a ciência moderna manipula a natureza e aliena o ser humano, caracterizando a racionalidade instrumental. Habermas avança na análise e propõe a racionalidade comunicativa, enquanto caminho para se pensar um humanismo construído a partir do diálogo. Como este trabalho trata da Reforma da educação tecnológica, buscou-se uma concepção de tecnologia e de educação tecnológica. O primeiro conceito, explicitado por Milton Vargas, define a tecnologia como ciência aplicada. Por outro lado, a formulação de Ruy Gama defende que a tecnologia moderna é a ciência do trabalho produtivo. Concluindo a parte teórica deste trabalho, João Augusto Bastos, dialogando com todos os autores mencionados, propõe a Educação Tecnológica na perspectiva da racionalidade comunicativa, desvinculada da lógica da submissão ao mercado e comprometida com os destinos humanos. Finalmente, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de entrevista semiestruturada, tendo como declarantes doze docentes do curso de Tecnologia em Radiologia. Das entrevistas veio à luz a evidência de que o humanismo no curso de Tecnologia em Radiologia está vazado pela perspectiva da racionalidade instrumental, conforme sistematizada por Weber e criticada por Horkheimer e Adorno. Entretanto, a cultura da instrumentalidade presente no curso analisado não oculta o potencial emancipador presente nos atores que o mantêm.
Abstract: This dissertation tries to answer the following question: what kind of a human being is being formed in the Technical Course in Radiology, offered by the CEFETPR (Centro Federal de Educação Tecnológica), which is implementing an educational reform based on the Act Number 2.208/97? The main objective here is to make an analysis of the human dimension of technology from the values which guide the organisation and the implementation of the technical course in radiology. The specific objectives are to identify the funding aspects of the referred course, to analyse the course grade and its syllabus, and to gather inputs for the re-elaboration of new courses in technology. It uses a bibliography in the field of Philosophy, aiming at an interpretation of Humanism. The concept of Humanism is brought about from the concept of Rationality, and thus, this research examines rationality starting from Max Weber´s theory – a pioneer in this sort of research- from where were borrowed the concepts of methodological individualism, rational actions towards goals, traditional actions towards values, and bureaucracy. Some attention is paid to the founding fathers of Modern Science like Bacon, Galileu and Descartes, in order to extract a better idea of the concept of rationality met in the sort of science they founded. By making reference to those authors, this researcher believes that it is possible to have a theoretical context in order to understand the thoughts of Adorno, Horkheimer and Habermas of the Frankfurt School. Hence, the current study takes into consideration some thoughts of Adorno and Horkheimer through the concepts of the Traditional Theory and the Critical Theory through which the authors reach the conclusion that modern science manipulates nature and alienates the human being, and this can be tamed instrumental rationality. Habermas goes further in this analysis and proposes a communicative rationality as a path to think a humanism built on dialogue. As this study leads with a reform of technical education, it also searches for a concept of technology and of technical education. The first concept is explained by Milton Vargas, who defines technology as applied science . An interpretation by Ruy Gama, on the other hand, says that modern technology is a science of productive work. The theoretical part is finally concluded in a sort of dialogue with the above authors by João Augusto Bastos, who proposes a technological education in the perspective of communicative rationality separated from the logic of the subservience to the market and redirected towards a logic committed to the human dimension of things. Finally this dissertation ends up wtih a qualitative survey, using a semi-structured interview of twelve participants who currently lecture in the Technical Course in Radiology at CEFET-PR. From the interviews came the evidence that the humanism found in the referred course is based on the perspective of instrumental rationality, as defined by Weber and criticised by Horkheimer and Adorno. Nevertheless, the instrumental culture found in the referred course doesn´t rule out the emancipating potential present in the actors who run it.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27090
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_M_PPGTE_Queiroz, Ivo Pereira_2001.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons