Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDel Guercio, Joana Maria-
dc.date.accessioned2022-02-14T23:04:06Z-
dc.date.available2022-02-14T23:04:06Z-
dc.date.issued2005-12-05-
dc.identifier.citationDEL GUERCIO, Joana Maria. Lições aprendidas na mistura de saberes : a construção do aprendizado por meio das práticas compartilhadas em uma comunidade na CAIXA. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27132-
dc.description.abstractThis work was born of the inquietude of arguing as the corporative information inside a company flow in a manner differentiated among communities members. In the traffic of the information, some we link other information, and that denominated individual learning in the befited to take over that there is in these interrelations a social phenomenon, reflecting our need to live in society, like able human beings of learn (WENGER, 1998). We focalize the main lessons learnt in practices interactions built by members of a community of formed practice in the environment of the Posto de Atendimento Temporário FGTS - PAT LITTLE PINHEIRO - which, in the organization of the knowledge, experencied the value of the learning together, the relationships construction based on respect, in the confidence, in the reciprocity, and the affirmation of their cultural identities. The construction of this community relied on the Learning Facilitators work, inside the model of Peter Senge, denominated Learning Teams. In the organization of the community PAT LITTLE PINHEIRO, with foreseen duration for six months, note that members' trajectory was interrupted at the moment in which they were integrated most with the practice. The route of a community seems to respect a life cycle, and when this is predetermined, the community's trajectory and of the members tends to take over a several behavior of that studied by Wenger.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem socialpt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectIndustrial managementpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectSocial learningpt_BR
dc.subjectBusiness enterprisespt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectWork - Psychological aspectspt_BR
dc.titleLições aprendidas na mistura de saberes: a construção do aprendizado por meio das práticas compartilhadas em uma comunidade na CAIXA. 2005pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho nasceu da inquietação de discutir como as informações corporativas fluem, dentro de uma empresa, de modo diferenciado entre os membros de comunidades. No trânsito das informações, umas se ligam a outras informações, e o que se denominava aprendizado individual nos convida a assumir que existe, nestas inter-relações, um fenômeno social, que reflete nossa necessidade de viver em sociedade, como seres humanos capazes de aprender (WENGER, 1998). Procuramos focalizar as principais lições aprendidas em práticas interacionais construídas por membros de uma comunidade de prática formada no ambiente do Posto de Atendimento Temporário FGTS - PAT PINHEIRINHO - que, na organização do conhecimento, experimentaram o valor do aprendizado em conjunto, a construção de relacionamentos profissionais baseados no respeito, na confiança, na reciprocidade, e a afirmação de suas identidades culturais. A construção desta comunidade contou com o trabalho de Facilitadores de Aprendizagem, dentro do modelo de Peter Senge, denominados Times de Aprendizagem. Na organização da comunidade PAT PINHEIRINHO, com duração prevista para seis meses, observamos que a trajetória dos membros foi interrompida no momento em que eles estavam mais integrados com a prática. O percurso de uma comunidade parece respeitar um ciclo de vida, e quando este é predeterminado, a trajetória da comunidade e dos membros tende a assumir um comportamento diverso daquele estudado por Wenger.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4938590345024424pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maclovia Corrêa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-4506-1985pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788942963485328pt_BR
dc.contributor.referee1Agudelo, Libia Patricia Peralta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8237031275009458pt_BR
dc.contributor.referee2Alonso, Luiza Beth Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1184345702105010pt_BR
dc.contributor.referee3Leszczynski, Sonia Ana-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5085-6796pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9305897194867695pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Maclovia Corrêa-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-4506-1985pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788942963485328pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Guercio, Joana Maria del_2005.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons