Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27144
Título: A oferta de cursos de formação tecnológica e sua relação com o desenvolvimento regional. Estudo de caso: instituições de ensino tecnológico no Paraná
Autor(es): Karp, Ronald Lewis
Orientador(es): Nascimento, Décio Estevão do
Palavras-chave: Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Tecnologia
Desenvolvimento econômico
Educação baseada na competência
Ensino técnico
Planejamento regional - Paraná
Education - Effect of technological innovations on
Technology
Economic development
Competency based education
Technical education
Regional planning - Paraná
Data do documento: 17-Fev-2006
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KARP, Ronald Lewis. A Oferta de cursos de formação tecnológica e sua relação com o desenvolvimento regional. Estudo de caso: instituições de ensino tecnológico no Paraná. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
Resumo: Este trabalho relata uma investigação que teve como motivação o interesse em analisar os principais aspectos utilizados na definição da oferta de cursos tecnológicos no Estado do Paraná. Utilizou-se uma pesquisa exploratória, realizada através de um estudo de caso, com análise qualitativa e quantitativa, apontando aspectos comparativos. Para a investigação dos objetivos desta pesquisa, foram analisados cursos de tecnologia e cursos técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão – PUCPR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná. Ao todo foram analisados 153 cursos. A verificação das hipóteses de pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com coordenadores de cursos e com os coordenadores gerais de cada Instituição. Como referencial teórico, foram estudados os temas: educação tecnológica, Tecnologia, Desenvolvimento Regional e ensino por competências, sobretudo os dos estudiosos Gaudêncio Frigotto, Mário Bunge, Renato Ribeiro, Francisco Llorens, Marise Ramos e João Augusto Bastos. Como resultados principais, verificou-se que: a influência da tecnologia está presente somente em eventuais atualizações parciais de cursos tradicionalmente ofertados; mesmo que parcialmente, as exigências de mercado estão presentes nas diretrizes que determinam a oferta de cursos tecnológicos; o ensino por competências não tem influenciado esta oferta; a tradição institucional aparece fortemente na definição desta oferta e os aspectos regionais são muito pouco observados. Tais resultados mostram que a prospecção de aspectos tecnológicos, sócio-econômicos e culturais, normalmente não são utilizados na definição da oferta de cursos na área tecnológica, e que esta oferta está baseada principalmente em aspectos internos de cada instituição.
Abstract: This work reports an investigation that had as motivation the interest in analyzing the main aspects involved in the definition of the technological courses’ supply in the State of Paraná. An exploratory research was used, made through a case study with qualitative and quantitative analysis, pointing to comparative aspects. In order to attain the purpose of this research, technological and tehnical courses in the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), the Technical School of the Federal University of Paraná, the Center of Professional Education Irmão Mário Cristóvão (PUC-PR) and the National Service of Industrial Learning of Paraná (SENAI-PR) had been analyzed, which means a total of 153 courses. The verification of the research hypotheses was carried through from interviews with coordinators of courses and the general coordinators of each institution. There were used as theoretical references the concepts of technological education, Technology, Regional Development and Competencies based education mainly the ones of the studious: Gaudêncio Frigotto, Mário Bunge, Renato Ribeiro, Francisco Llorens, Marise Ramos and João Augusto Bastos. As main results, it was verified that, the influence of the technology is present only in eventual partial updates of traditionally offered courses; the market requirements are partially present in the lines of direction that determine the offer of technological courses; competencies based education has not influenced this offer; the instituional traditionalism appears strongly and the regional aspects are very litle significative such results show that the prospection of technological, social-economic and cultural aspects, is normally not used in the definition of offers of courses in the technological area and that this offer is based mainly on internal aspects of each institution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27144
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Karp, Ronald Lewis_2006.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons