Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Murilo Rodrigues da-
dc.date.accessioned2017-12-10T00:27:20Z-
dc.date.available2018-10-31-
dc.date.available2017-12-10T00:27:20Z-
dc.date.issued2016-10-31-
dc.identifier.citationROCHA, Murilo Rodrigues da. Jogo digital para o auxílio ao ensino da disciplina de matemática na educação especial. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2718-
dc.description.abstractThe use of adapted strategies and resources provides an environment in which the learner can respect his individual characteristics while at the same time collaborating with the development of his potentialities. Educational games are used as a tool for learning, because their playful character provides the student with a type of strategy differentiated for the realization of their learning process, in which the challenge attracts their attention, arouses their interest, curiosity and even fantasy with the contents presented during its execution. The goal of this research was to develop a game software to aid the learning of the mathematics discipline for people attended in special education, focusing on the initial grades elementary school, which has content developed according to the curricular parameters of the mathematics discipline elaborated by Ministry of Education. Together with professionals in the educational area, the question-and-answer learning game was chosen and after that the contents of the math discipline were selected, the layout of the application was defined and the flow of the game to be followed. Because of this work, we obtained an educational game composed of 43 questions with content of the math discipline, compatible with tablets and smartphones that use the Android operating system and whose focus is the aid to learning math in the initial series of teaching fundamental. Through the evaluation of the developed software, it was possible to verify that the students consider positive the use of digital game software in tablet for the learning aid. The developed application reached the objectives for which it was designed and proved an excellent alternative to be adopted by the teachers of the mathematics discipline in the teaching and learning process of its students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSoftware educacional - Jogos para computadorpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEngenharia biomédicapt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational software - Computer gamespt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectBiomedical engineeringpt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleJogo digital para o auxílio ao ensino da disciplina de matemática na educação especialpt_BR
dc.title.alternativeGame to support mathematics learning in special educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO uso de estratégias e recursos adaptados proporciona um ambiente em que o educando possa ter respeitadas suas características individuais, ao mesmo tempo em que colabora com o desenvolvimento de suas potencialidades. Os jogos educativos são utilizados como ferramenta para o aprendizado, pois o seu caráter lúdico propicia ao aluno um tipo de estratégia diferenciada para a realização de seu processo de aprendizagem, em que o desafio atrai a sua atenção, desperta seu interesse, curiosidade e até fantasia com os conteúdos apresentados durante sua execução. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um software de jogo para o auxílio ao aprendizado da disciplina de matemática para pessoas atendidas na educação especial, com foco nas séries iniciais do ensino fundamental, que possui conteúdo desenvolvido conforme os parâmetros curriculares de ensino da disciplina de matemática elaboradas pelo Ministério da Educação. Em conjunto com profissionais da área educacional, escolheu-se o jogo de aprendizado do tipo perguntas e respostas e após isto foram selecionados os conteúdos da disciplina de matemática, elaborado o layout do aplicativo e definido o fluxo de jogo a ser seguido. Como resultado deste trabalho, obteve-se um jogo educativo composto por 43 questões com conteúdo da disciplina de matemática, compatível com tablets e smartphones que utilizem o sistema operacional Android e que possui como seu foco o auxílio ao aprendizado de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Por meio da avaliação do software desenvolvido, foi possível verificar que os educandos consideram positivo o uso do software de jogo digital em tablet para o auxílio a aprendizagem. O aplicativo desenvolvido atingiu os objetivos para os quais foi projetado e se mostrou uma excelente alternativa para ser adotada pelos professores da disciplina de matemática no processo de ensino e aprendizagem de seus educandos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5975493795688964pt_BR
dc.contributor.advisor1Nohama, Percy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5055126579468463pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Abatti, Paulo José-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771856898735617pt_BR
dc.contributor.referee1Nohama, Percy-
dc.contributor.referee2Cunha, José Carlos da-
dc.contributor.referee3Guebert, Mirian Célia Castellain-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CPGEI_M_Rocha, Murilo Rodrigues da_2016.pdf5,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.