Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarchesan, Aline Ariana Alcântara Anacleto-
dc.date.accessioned2017-12-11T11:11:24Z-
dc.date.available2017-12-11T11:11:24Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.citationMARCHESAN, Aline Ariana Alcântara Anacleto. Entram em cena as tecnologias de subjetivação: corpos e desejos na cinematografia brasileira pela ótica de diretoras de cinema no período de 2002 a 2012 e suas implicações para (des)construção dos gêneros. 2016. 286 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista, Assis, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2724-
dc.description.abstractIn the Brazilian context, gender studies are consolidated at the end of the 70s, with strengthening of feminist movements who had specific demands of the feminine universe. Over the years, this struggle for equal rights, has built a significant image of women's representation in society, which seeks to overcome traditional and stereotypical images, arising from patriarchal and chauvinistic forces. The construction of this change is the result of much criticism and theoretical elaborations by the academic community, interested in cultural studies and post-structuralist, he began to think critically about gender issues, and more specifically on the position and representation of women in sociocultural context. Therefore, understanding the analytical category of gender, took to the society, the recognition of a variety of forms of interpretation, symbolization and organization of sex differences in social relations, outlining a critical discourse that is also spread by the communication sciences, especially cinema. In this perspective, the intent of this research is to present a study on the image of women in Brazilian cinematography of films directed by women between 2002 and 2012. The films were selected and categorized according to a summary sheet in three different categories, movies that reinforce the woman's identity, films that question the identity of the woman and movies that deconstruct the identity of the woman and, before that, seeks to present a reflection that goes beyond identity categorization as a way to question the construction of premises defining genres and combining with the concept of Performativity to address the impossibility of defining identity, through standard for defining characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulistapt_BR
dc.relation.urihttps://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/138285/anacleto_aaa_dr_assis.pdf?sequence=5&isAllowed=ypt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCinema e mulherespt_BR
dc.subjectCinematografiapt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectMotion pictures and womenpt_BR
dc.subjectCinematographypt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.titleEntram em cena as tecnologias de subjetivação: corpos e desejos na cinematografia brasileira pela ótica de diretoras de cinema no período de 2002 à 2012 e suas implicações para (des)construção dos gênerospt_BR
dc.title.alternativeEnters into the scene subjectivation technologies: bodies and desires in the brazilian cinematography for optical film directors in the period 2002-2012 and its implications for (de) construction of genderpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEm cenário brasileiro, os estudos de gênero se consolidam no final da década de 70, com fortalecimento dos movimentos feministas que possuíam reivindicações específicas do universo feminino. Ao longo dos anos, esta luta por direitos de igualdade, construiu uma significativa representação da imagem da mulher na sociedade, que busca ultrapassar a imagem tradicional e estereotipada, advinda de forças patriarcais e machistas. A construção dessa mudança é o resultado de muitas elaborações críticas e teóricas por parte da comunidade acadêmica que, interessada nos estudos culturais e pós-estruturalistas, começou a pensar criticamente sobre as questões de gênero, e mais especificamente sobre a posição e representação da mulher no contexto sociocultural. Portanto, compreender a analítica da categoria gênero, levou para a sociedade, o reconhecimento de uma variedade de formas de interpretação, simbolização e organização das diferenças sexuais nas relações sociais, perfilando um crítico discurso que se espalhou também pelas ciências da comunicação, sobretudo o cinema. Nesta perspectiva, a intenção desta pesquisa é apresentar um estudo sobre a imagem da mulher na cinematografia brasileira dos filmes dirigidos por mulheres no período entre 2002 a 2012. Os filmes foram selecionados e categorizados de acordo com uma ficha de análise em três diferentes categorias, filmes que reforçam a identidade da mulher, filmes que questionam a identidade da mulher e filmes que desconstroem a identidade da mulher e, diante disso, busca apresentar uma reflexão que vai além da categorização identitária, como um modo de interrogar a construção de premissas definidoras de gêneros e aliando-se ao conceito de performatividade para abordar a impossibilidade de definição de identidades, por meio de características normalizadas para a definirem.pt_BR
dc.degree.localAssispt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7744757564815118pt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Filho, Fernando Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6880274182339689pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Filho, Fernando Silva-
dc.contributor.referee2Peres, Wiliam Siqueira-
dc.contributor.referee3Garcia, Carla Cristina-
dc.contributor.referee4Guimarães, Rafael Siqueira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUNESPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.capesCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UNESP_PPGP_D_Anacleto, Aline Ariana Alcantara_2016.pdf3,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.