Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27615
Título: Programação e física: possibilidades do desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o arduino
Título(s) alternativo(s): Programming and physics: possibilities for the development of computational thinking using the arduino
Autor(es): Buss, Guido Valmor
Orientador(es): Leite, Álvaro Emílio
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Programação lógica (Computação)
Arduino (Controlador programável)
Física - Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Physics - Study and teaching
Logic programming
Arduino (Programmable controller)
Physics - Computer-assisted instruction
Educational technology
Data do documento: 16-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BUSS, Guido Valmor. Programação e física: possibilidades do desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o arduino. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Frente ao crescente avanço tecnológico que ocorre em todos os segmentos da sociedade, torna-se necessário realizar pesquisas que avaliem as possibilidades de inserir recursos e metodologias relacionados ao uso das tecnologias na escola. Tomando-se como base teórica a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no meio escolar, bem como as discussões sobre os elementos que permitem desenvolver o pensamento computacional na fase escolar, busca-se avaliar as contribuições que um curso sobre lógica, programação e Arduino podem trazer para motivar o interesse dos estudantes na aprendizagem da disciplina de Física. O curso foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na região metropolitana de Curitiba, na qual o pesquisador atua como professor de Física. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário inicial, protocolos de observação, gravações de todas as aulas do curso e um questionário final. Para analisar os dados foram estabelecidas três categorias: 1) a evolução do pensamento computacional, subdividida nas subcategorias decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo; 2) Motivação a partir das aplicações da Física e 3) dificuldades dos estudantes durante o curso”. O produto educacional desenvolvido foi a reelaboração de uma apostila sobre lógica, programação e Arduino com aplicações em Física. A análise dos dados mostrou que o curso contribuiu para a evolução do pensamento computacional dos estudantes e que a estratégia utilizada serviu para motivá-los a aprender os conteúdos de física. Também foram detectadas dificuldades relativas ao uso da lógica, apontando a necessidade de desenvolver estratégias que melhorem esse tipo de abordagem desde as séries iniciais da escolarização dos estudantes.
Abstract: In view of the increasing technological advances that occur in all segments of society, it is necessary to carry out research to assess the possibilities of inserting resources and methodologies related to the use of technologies in schools. Taking as a theoretical basis the insertion of Digital Technologies of Information and Communication in the school environment, as well as the discussions on the elements that allow the development of computational thinking in the school phase, we seek to evaluate the contributions that a course on logic, programming and Arduino can bring to motivate students' interest in learning the discipline of Physics. The course was developed with high school students from a state public school located in the metropolitan region of Curitiba, in which the researcher works as a physics teacher. As a data collection instrument, an initial questionnaire, observation protocols, recordings of all classes in the course and a final questionnaire were used. To analyze the data, three categories were established: 1) the evolution of computational thinking, subdivided into subcategories decomposition, pattern recognition, abstraction and algorithm; 2) Motivation from the applications of Physics and 3) difficulties of students during the course”. The educational product developed was the re-elaboration of a booklet on logic, programming and Arduino with applications in Physics. Data analysis showed that the course contributed to the evolution of students' computational thinking and that the strategy used served to motivate them to learn physics contents. Difficulties related to the use of logic were also detected, pointing out the need to develop strategies to improve this type of approach from the early grades of students' schooling.
Descrição: Acompanha: Introdução ao estudo de lógica e linguagem de programação para estudantes do ensino médio na disciplina de Física, com enfoque na aplicação de projetos com arduino
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27615
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pensamentocomputacionalarduino.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pensamentocomputacionalarduino_produto.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons