Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Cristiane de Fatima Budek-
dc.date.accessioned2022-03-14T18:01:03Z-
dc.date.available2022-03-14T18:01:03Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationDIAS, Cristiane de Fatima Budek. Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: base de conhecimento no ensino da estatística. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27617-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Uma base de conhecimentos para ensinar estatística nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis study aims to conceive the knowledge base to be considered in a proposal for teacher training for statistics teaching in the early years of elementary school. To reach this goal, a qualitative, exploratory, and explanatory research was developed, begi nning with systematic reviews of the literature on teacher training for statistics teaching, deepening the theory of the Knowledge Base for Teaching, by Lee Shulman and Pamela L. Grossman and ending with interviews with teachers of the early years of eleme ntary education in the state of Paraná and Brazilians expert researchers in Statistical Education. The data analysis was supported by the methodology of Textual Discourse Analysis (TDA), allowing reflection on the knowledge, practices, and desires of the participants. The results indicate that there is a range of specific knowledge for teaching statistics, which involves content and didactics. Among the basic knowledge for teaching statistics are: (i) content knowledge of statistics, which involves the specific content, its syntactic and substantive structures, and the field of Statistics Education; (ii) general pedagogical knowledge, encompassing the components students and learning , classroom management, curriculum and teaching, and assessment of lea rning; iii) pedagogical knowledge of statistics, including a range of knowledge specific to the teaching action, such as the purposes for teaching statistics, the understanding of students, the curriculum, pedagogical strategies and assessment of learning in Statistics and iv) the context, which is directly related to knowledge of the understandings of students, the community, the district and the school where the teaching function is performed. Regarding the continuing education proposals, it can be said t hat attention is needed to: i) captivate teachers; ii) understand how the teacher's basic and professional education was; iii) diagnose their previous knowledge regarding the content; iv) respect their pedagogical knowledge; v) prioritize the teacher's act ivity during the proposals ; and vi) choose proposals in which the content is treated while investigations are carried out through projects that involve the teacher's context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleFormação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: base de conhecimento no ensino da estatísticapt_BR
dc.title.alternativeTeacher education of the early years of elementary school: knowledge base in the teaching of statisticspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo conceber a base de conhecimento a ser contemplada numa proposta de formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de estatística. Para alcançar esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e explicativa, iniciando-se com revisões sistemáticas da literatura sobre a formação docente para o ensino de estatística, aprofundamento na teoria da Base de Conhecimentos para a Docência, de Lee Shulman e Pamela L. Grossman, e finalizando por meio de entrevistas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do estado do Paraná e com pesquisadores brasileiros especialistas da área da Educação Estatística A análise dos dados teve aporte na metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo a reflexão sobre os conhecimentos, práticas e anseios dos participantes. Os resultados indicam que existe uma gama de conhecimentos específicos para o ensino de estatística, os quais envolvem conteúdo e didática. Entre os conhecimentos basilares para o ensino de estatística, destacam-se: i) conhecimento do conteúdo da estatística, o qual envolve o conteúdo específico, suas estruturas sintáticas e substantivas, e o campo da Educação Estatística; ii) conhecimento pedagógico geral, englobando os componentes alunos e aprendizagem, gestão da sala de aula, currículo e ensino, e avaliação das aprendizagens; iii) conhecimento pedagógico da estatística, incluindo uma gama de conhecimentos próprios da ação de ensino, como dos propósitos para se ensinar estatística, da compreensão dos alunos, do currículo, das estratégias pedagógicas e da avaliação das aprendizagens em Estatística e iv) do contexto, o qual está diretamente relacionado ao conhecimento das compreensões dos alunos, da comunidade, do distrito e da escola onde se exerce a função docente. No que tange às propostas de formação continuada, pode-se dizer que é preciso atenção para: i) cativar os professores; ii) entender como foi a formação básica e profissional do professor; iii) fazer o diagnóstico de seus conhecimentos prévios em relação ao conteúdo; iv) respeitar seus conhecimentos pedagógicos; v) primar pela atividade docente durante as propostas e vi) escolher propostas nas quais o conteúdo seja tratado ao passo que são realizadas investigações por meio de projetos que envolvam o contexto do professor.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0376-0905pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902961100176963pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6234-7961pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Cristina Maria Mesquita-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4992-8614pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-4992-8614pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6234-7961pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Alessandra-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5119-3752pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Cristina Maria Mesquita-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4992-8614pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://orcid.org/0000-0002-4992-8614pt_BR
dc.contributor.referee4Guimarães, Gilda Lisbôa-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-1463-1626pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2681053695821897pt_BR
dc.contributor.referee5Brandalise, Mary Ângela Teixeira-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-3674-5314pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215978829755641pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoprofessoresensinoestatistica.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoprofessoresensinoestatistica_produto.pdf928,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons