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dc.creatorBorsatto, Jaqueline May-
dc.date.accessioned2022-03-14T18:51:56Z-
dc.date.available2022-03-14T18:51:56Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationBORSATTO, Jaqueline May. Mulheres no ensino de física: percepções e práticas docentes sobre gênero na disciplina de física no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27622-
dc.descriptionAcompanha: Mulheres e ensino de Física: pensando novas possibilidadespt_BR
dc.description.abstractThe scholar institution, one of the main spaces of contact with these sciences, is also subject to expressing demotivating elements to women in the sense of perpetuating gender stereotypes. Considering male and female teachers as intellectuals, they can assume a critical posture, promoting a liberating and inclusive education in relation to gender issues. In this sense, the general objective was to understand, through the teachers’ position, how gender relations are approached in Physics classes and what their perceptions are about the relevance of working with this theme. For this purpose, a qualitative research was carried out through the application of a questionnaire and, in an exploratory way, semi-structured interviews with Physics teachers/teachers who work in state high schools in Paraná. The research theme was announced to the participants in a direct way. For the treatment of the information obtained and in the constitution of data interpretation, content analysis was employed, in which six simple categories were built for the questionnaires and three for the interviews. The results indicated that most of the participants declared they had approached contributions from women scientists in their classes and consider that the representation of scientists in images in textbooks, media, films, etc., influences the identification of the students with scientific careers. About the little presence of women in science, the patriarchal culture, the double working day, the lack of opportunities and the social expectations for the female sex were highlighted. As a proposal to try to equalize these interests, it was asked about the possibility of working on gender issues in a transversal way, to which most of the participants considered indifferent this possibility. These results show indications that the inequalities between men and women are recognized, however, there is no expressive position on how to revert such inequalities, manifesting, in a certain sense, a resistance to approach such subjects. In the interviews, the low presence of women in Physics in textbooks was highlighted, which reinforces the need to expand the production and dissemination of materials and the construction of spaces that collaboratively promote reflections on gender issues in Physics teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMulheres cientistaspt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectMulheres intelectuaispt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectWomen scientistspt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectWomen intellectualspt_BR
dc.titleMulheres no ensino de Física: percepções e práticas docentes sobre gênero na disciplina de Física no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeWomen in Physics teaching: perceptions and teaching practices on gender in Physics in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA instituição escolar, um dos principais espaços de contato com estas ciências, também está sujeita a expressar elementos desmotivadores às mulheres no sentido de se perpetuarem estereótipos de gênero. Considerando professores e professoras como intelectuais, eles e elas podem assumir uma postura crítica, promovendo uma educação libertadora e inclusiva em relação às questões de gênero. Nesse sentido, o objetivo geral foi compreender, por meio do posicionamento de professores e professoras, como são abordadas as relações de gênero nas aulas de Física e quais são suas percepções sobre a pertinência em se trabalhar este tema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de um questionário e, de modo exploratório, com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/professoras de Física que atuam em colégios estaduais paranaenses. A temática da pesquisa foi anunciada de modo diretivo às/aos participantes. Para o tratamento das informações obtidas e na constituição de interpretação dos dados, foi empregado análise de conteúdo, na qual foram construídas seis categorias simples para os questionários e três para as entrevistas. Os resultados indicaram que a maioria das/dos participantes declarara ter abordado contribuições de cientistas mulheres em suas aulas e considera que a representação de cientistas em imagens em livros didáticos, mídias, filmes, etc., influencia na identificação das/dos estudantes com as carreiras científicas. Sobre a pouca presença de mulheres na ciência, ressaltou-se a cultura patriarcal, a dupla jornada de trabalho, a falta de oportunidades e as expectativas sociais para o sexo feminino. Enquanto proposta, para tentar equalizar estes interesses, questionou-se sobre a possibilidade de se trabalhar questões de gênero de modo transversal, para a qual a maioria das/dos participantes considerou indiferente essa possibilidade. Estes resultados apresentam indícios de que as desigualdades entre homens e mulheres são reconhecidas, contudo, não se tem um posicionamento expressivo sobre como reverter tais desigualdades, manifestando-se, em certo sentido, uma resistência ao abordar tais assuntos. Nas entrevistas realizadas, ressaltou-se a baixa presença de mulheres na Física em livros didáticos, o que reforça a necessidade de se ampliar a produção e divulgação de materiais e a construção de espaços que, colaborativamente, promovam reflexões sobre as questões de gênero no ensino de Física.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505704912375549pt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4431-2247pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957222191806198pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4431-2247pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957222191806198pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Camila Silveira da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6261-1662pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2545977009055473pt_BR
dc.contributor.referee3Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3095-3999pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521202508638875pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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