Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Edilson Fernandes da-
dc.date.accessioned2022-03-22T13:58:07Z-
dc.date.available2022-03-22T13:58:07Z-
dc.date.issued2021-12-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Edilson Fernandes da. Modelos de gestão dos cursos de especialização à distância em uma instituição pública de ensino superior: estudo de caso na UTFPR. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27694-
dc.description.abstractDistance education is a teaching modality characterized by the interactivity generated by advances in information and communication technology with a view to reducing physical and temporal barriers. Within distance education, there is a wide variety of management models and it is up to managers to choose the one that best fits the reality of the institution, the profile of the student they want to achieve and also the way in which the multidisciplinary team will interact. This research analyzed the distance specialization courses in the different campuses of a federal university, the Federal Technological University of Paraná - UTFPR, with the objective of verifying the existence or not of a predominant management model. It also analyzed whether the existing model(s) is (are) capable of using technology to integrate the management team efficiently and effectively in carrying out the work. This is applied research, with a predominantly qualitative approach, which applied the case study as a research strategy. To achieve the results, we divided the study into eight major areas: EaD policy and culture; pedagogical model; human Resources; choice of media and technologies; organization of the Distance Education Center; course management; production and availability of teaching materials; and student support and care. As a result, it was possible to perceive different models, but with many points in common, especially in older courses. It was also noticed that technology is a constant in the models studied and this technology manages to integrate the management team efficiently and effectively. Finally, a suggestion of a management model based on the institution’s courses was presented, as recommendations of actions for the institution, for the campuses and for the coordinators of the courses, based on the eight major areas presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Administraçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectModelos e construção de modelospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectUniversities and collegespt_BR
dc.subjectEducation - Study and teaching (Graduate)pt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectModels and modelmakingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleModelos de gestão dos cursos de especialização à distância em uma instituição pública de ensino superior: estudo de caso na UTFPRpt_BR
dc.title.alternativeManagement model of distance specialization courses in a public higher education institution: case study at UTFPRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA educação à distância é uma modalidade de ensino caracterizada pela interatividade gerada pelos avanços da tecnologia da informação e comunicação com vistas à redução das barreiras físicas e temporais. Dentro da educação à distância, existe uma grande variedade de modelos de gestão e cabe aos gestores a escolha daquele que melhor se adeque à realidade da instituição, ao perfil do aluno que se deseja alcançar e também à maneira como a equipe multidisciplinar irá interagir. Esta pesquisa analisou os cursos de especialização à distância nos diversos Campi de uma universidade federal, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, com o objetivo de verificar a existência ou não de um modelo de gestão predominante.Também analisou se o(s) modelo(s) existente(s) é(são) capaz(es) de utilizar a tecnologia para integrar a equipe gestora com eficiência e eficácia na realização dos trabalhos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem predominantemente qualitativa, que aplicou o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para alcançar os resultados dividimos o estudo em oito grandes áreas: política e cultura de EaD; modelo pedagógico; recursos humanos; escolha das mídias e tecnologias; organização do Centro de Educação a Distância; gestão do curso; produção e disponibilização de materiais didáticos; e apoio e atendimento ao aluno. Como resultado foi possível perceber modelos diferenciados, porém com muitos pontos em comum, especialmente nos cursos mais antigos. Percebeu-se ainda que a tecnologia é uma constante nos modelos estudados e essa tecnologia consegue integrar a equipe gestora com eficiência e eficácia. Por fim foi apresentado uma sugestão de modelo de gestão baseado nos cursos da instituição, como recomendações de ações para a instituição, para os campi e para os coordenadores dos cursos tendo como base as oito grandes áreas apresentadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9739-6739pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1104195898466525pt_BR
dc.contributor.advisor1Canopf, Liliane-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1686-1783pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2258231016603094pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mendes, Mauricio Alves-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6254-305Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879139202037168pt_BR
dc.contributor.referee1Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5576-6685pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.referee2Canopf, Liliane-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1686-1783pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2258231016603094pt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Mauricio Alves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6254-305Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879139202037168pt_BR
dc.contributor.referee4Martins, Pablo Luiz-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-1640-6190pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9111451749905480pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelogestaoespecializaodistancia.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons