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Título: Crescimento somático e composição corporal de crianças estudantes da rede pública municipal de São José dos Pinhais, Paraná
Título(s) alternativo(s): Somatic growth and body composition of children students from the municipal public Schools of the São José dos Pinhais, Paraná
Autor(es): Snége, Samara de Paula Neves Caetano
Orientador(es): Chaves, Raquel Nichele de
Palavras-chave: Adolescentes - Crescimento
Crianças - Crescimento
Composição corporal
Exercícios físicos
Teenagers - Growth
Children - Growth
Body composition
Exercise
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SNEGE, Samara de Paula Neves Caetano. Crescimento somático e composição corporal de crianças estudantes da rede pública municipal de São José dos Pinhais, Paraná. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: As cartas de referência percentílicas são amplamente utilizadas para avaliar e monitorar o crescimento individual e coletivo de crianças e jovens pertencentes a uma determinada população. Devido ao aumento exponencial do sobrepeso e obesidade infantil em nível global, existe a preocupação de retratar de modo mais preciso a realidade sociogeográfica das populações, por meio da informação detalhada proveniente de estudos de crescimento físico e indicadores da composição corporal. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir cartas percentílicas para massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC), perímetro da cintura (PC) e percentagem de massa gorda (%MG) e contrastar com amostras do contexto nacional e internacional. Estudo descritivo, quantitativo, transversal realizado em 2019. Foram avaliadas, 2.294 crianças (1.173 meninas) com idades entre cinco e 11 anos, estudantes da rede pública municipal de ensino, sendo 20 escolas da área urbana e cinco escolas da área rural. Foram medidas a estatura, massa corporal, PC, dobras de adiposidade tricipital e da panturrilha. Também foram realizados os cálculos para o IMC e %MG. Para identificar possíveis diferenças entre meninos e meninas, foi aplicado teste t para amostras independentes. Para verificar as diferenças médias entre as idades foi utilizada a análise de variância, seguida do teste de post hoc de Bonferroni. O nível de significância estabelecido foi de 5%. Para a construção das cartas percentílicas foi utilizado o método LMS, implementado no software LMSchartmaker. Comparações dos valores percentílicos referentes as variáveis do crescimento somático e composição corporal com amostras nacionais e internacionais foram efetuadas. Em geral, meninos e meninas aumentam os valores médios das medidas de estatura, massa corporal, IMC, PC e % MG com o avançar da idade. Os meninos apresentaram valores médios mais elevados de PC (t = - 5,383; p < 0,001), enquanto meninas apresentaram valores mais elevados da dobra tricipital (t = 5,387; p < 0,001), dobra da panturrilha (t = 4,744; p < 0,001) e de %MG (t = 9,110; p < 0,001). Em relação às dobras cutâneas, as meninas apresentam um aumento ao longo das idades (f =20,364; p< 0,001), superior aos meninos. Em relação às amostras do CDC e da OMS, as crianças sãojoseenses demonstram valores similares de estatura; quanto ao peso e ao IMC, os valores são superiores sobretudo a partir dos 8 anos para as meninas e dos 6 anos para os meninos. As comparações internacionais e nacionais demonstraram a forte variabilidade nos percentis em cada valor discreto de idade, tanto em meninas quanto em meninos, fato que destaca a importância do estudo a nível local e a criação de referências mais próximas ao contexto de cada grupo de crianças e jovens. Desse modo, a utilização dos valores normativos apresentados neste estudo, de modo associado ao sugerido internacionalmente para o contexto clínico, poderá auxiliar a ação pedagógica escolar e esportiva do professor de Educação Física, no monitoramento dos indicadores do crescimento e composição corporal dos estudantes, de maneira individual e coletiva.
Abstract: Percentile reference charts are widely used to assess and monitor the individual and collective growth of children and youth belonging to a given population. Due to the exponential increase in childhood overweight and obesity at a global level, there is a concern to portray more accurately the sociogeographic reality of populations, through detailed information from studies of physical growth and indicators of body composition. Therefore, the aim of this study was to construct percentile charts for body mass, height, body mass index (BMI), waist circumference (WC) and percentage of fat mass (%FM) and contrast with samples from the national and international context. Descriptive, quantitative, cross-sectional study carried out in 2019. A total of 2,294 children (1,173 girls) aged between five and 11 years old, students from the municipal public school system, were evaluated, 20 schools in the urban area and five schools in the rural area. Height, body mass, WC, triceps and calf adiposity folds were measured. Calculations for BMI and %FM were also performed. To identify possible differences between boys and girls, the t test was applied for independent samples and analysis of variance to verify the average differences between the ages, followed by the post hoc Bonferroni test. The level of significance established was 5%. For the construction of the percentile charts, the LMS method, implemented in the LMSchartmaker software, was used to compare the percentile values referring to the variables of somatic growth and body composition with national and international samples. In general, boys and girls increase the mean values of measures of height, body mass, BMI, BW and %FM with age design. Boys had higher mean values of CP (t = - 5.0001); ) and %MG (t = 9.110; p < 0.001). In relation to the folds, girls show an increase with age (f = 20.364; p<0.001), higher than boys. In relation to the CDC and WHO samples, as children from São José, similar height values were found; as for weight and BMI, the values are higher from 8 years of age for girls and 6 years of age for boys. International comparisons and the level of national importance are the strong variability in the percentages in each discrete value of, both in reference to girls and in the study of each group of children and young people closest to them. . In this way, the use of the normative values presented in this study, in an associated way with the internationally for the clinical context, can help an educational and sports pedagogical action of the Physical Education teacher, in the monitoring of the growth indicators and body composition of the students, in a way individual and collective.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27821
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