Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27843
Título: Gênero e sexualidades: abordagem crítica na formação de docentes de ciências biológicas
Título(s) alternativo(s): Gender and sexualities: a critical approach in the training of biological sciences teachers
Autor(es): Gomes, Adrielle Camile Figueiredo
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Identidade de gênero na educação
Pedagogia crítica
Ciências da vida
Universidades e faculdades públicas - Paraná
Gender identity in education
Critical pedagogy
Life sciences
Public universities and colleges - Paraná
Data do documento: 15-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOMES, Adrielle Camile Figueiredo. Gênero e sexualidades: abordagem crítica na formação de docentes de ciências biológicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: As temáticas de sexualidades e relações de gênero têm tido, na atualidade, grande notoriedade por meio das mídias, das pesquisas acadêmicas, das reivindicações dos movimentos sociais, das disputas políticas e dos currículos escolares. Entre tendências biologicistas, e outras mais amplas a educação para as sexualidades e as questões de gênero tem sido um desafio para todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. Neste contexto, é importante que os professores de Ciências e Biologia compreendam a importância da socialização dos conhecimentos relacionados aos corpos, aos gêneros e as sexualidades nas suas formas mais ricas e desenvolvidas, nos campos artísticos, filosóficos e científicos para a realização de sua prática pedagógica. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de discentes concluintes e egressos de um curso de Ciências Biológicas acerca da temática Gênero e Sexualidades. Para isso, esta pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a aplicação de um questionário e com a realização de entrevistas com os participantes, estudantes de uma universidade pública paranaense. Como produto educacional foi elaborado um “Glossário de Termos Inclusivos” com o intuito de contribuir para a formação inicial das/os professoras/es de Biologia e de Ciências da Natureza. Os resultados da pesquisa indicam que, apesar de algumas dificuldades, a maioria dos/as participantes se manteve engajada na tentativa de se trabalhar as questões de Gênero e Sexualidade em suas aulas. Percebeu-se que os participantes apresentaram algumas fragilidades ao tratar das questões de Gênero e Sexualidade no ambiente escolar, por não compreenderem a realidade da temática vinculada às questões hegemônicas como produto das relações de trabalho e da forma em que produzimos a vida, apresentando dificuldades de associar as questões de gênero e as sexualidades às esferas constitutivas do ser social. Destaca-se a importância de disciplinas que abordem as relações de Gênero e em Sexualidades e suas potenciais contribuições para uma formação inicial onde os/as professores/as repensassem suas visões, discursos e práticas associadas à sexualidade, questionando o senso comum e as construções sociais baseadas nas diferenças biológicas. Acredita-se, portanto, numa formação de professores crítica, com base na possibilidade de mudanças, entendendo que estas sejam elaboradas, evidenciadas, produzidas, apropriadas e superadas pelos docentes comprometidos com a educação e o seu papel de transformação social.
Abstract: The themes of sexualities and gender relations have had great notoriety today through the media, academic research, the demands of social movements, political disputes and school curricula. Between biologicist tendencies and other broader ones, education for sexualities and gender issues has been a challenge for all levels of education, from early childhood education to higher education. In this context, it is important that Science and Biology teachers understand the importance of socializing the knowledge related to bodies, genders, and sexualities in their richest and most developed forms, in the artistic, philosophical, and scientific fields for the realization of their pedagogical practice. Thus, this research aimed to analyze the conceptions of students and graduates of a Biological Sciences course about the Gender and Sexualities theme. In order to do só, this qualitative research relied on the application of a questionnaire and on interviews with the participants, students from a public university in Paraná. As an educational product, a “Glossary of Inclusive Terms” was elaborated with the intention of contributing to the initial formation of Biology and Natural Sciences teachers. The results of the research indicate that, despite some difficulties, most of the participants remained engaged in the attempt to work on Gender and Sexuality issues in their classes. It was noticed that the participants presented some weaknesses when dealing with the issues of Gender and Sexuality in the school environment, for not understanding the reality of the theme linked to hegemonic issues as a product of labor relations and of the way in which we produce life, presenting difficulties in associating the issues of gender and sexuality to the constitutive spheres of social being. The importance of disciplines that address Gender Relations and Sexualities and their potential contributions to an initial formation where teachers would rethink their visions, discourses and practices associated with sexuality, questioning common sense and social constructions based on biological differences, is highlighted. It is believed, therefore, in a critical teacher training, based on the possibility of changes, understanding that these are elaborated, evidenced, produced, appropriated and overcome by teachers committed to education and its role in social transformation.
Descrição: Acompanha: Gênero e sexualidades: abordagem crítica na formação de docentes de ciências biológicas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27843
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
generosexualidadesciencias.pdf708,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
generosexualidadesciencias_produto.pdf8,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons