Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2785
Título: Olhares sobre o feminino, o sonho e a sociedade: reflexões literárias
Autor(es): Cabreira, Regina Helena Urias (Org.)
Palavras-chave: Mulheres na literatura
Feminismo e literatura
Literatura inglesa
Women and literature
Feminism and literature
English literature
Data do documento: 2017
Editor: EDUTFPR
Câmpus: Curitiba
Citação: CABREIRA, Regina Helena Urias, (Org.). Olhares sobre o feminino, o sonho e a sociedade: reflexões literárias. Curitiba: EDUTFPR, 2017. 209 p.
Resumo: A literatura nos oferece uma vastidão de significados através de imagens, pensamentos, sentimentos, ideias e reflexões, os quais nos levam a reinos imaginários de encantamento, estranhamento, desafios e ilusões, nos quais acreditamos mesmo assim. O acreditar, o adentrar realidades e tramas ficcionais, a suspensão de nossa incredulidade é que faz com que a literatura nos fascine e encante. Mas o encantamento também dá margem a uma percepção aguçada de temas universais que permeiam a condição humana em toda sua intensidade e complexidade. Temas que se transformam em questionamentos; questionamentos que se transformam em pesquisas e discussões científicas que, por sua vez, enriquecem nossa tão estreita e íntima ligação com o texto literário, seja qual for sua forma. Aqui oferecemos a perspectiva de um olhar ora encantado e ensimesmado, ora crítico e científico sobre quatro obras da literatura de língua inglesa, perpassando a canadense, norte-americana e inglesa. Numa viagem desde os longínquos tempos de William Shakespeare, passando pelo brilhantismo de Jane Austen, pela ousadia de Margaret Atwood, pela sagacidade de Marion Zimmer Bradley até o inusitado romance de Sarah Shun-Lien Bynum. Trata-se de uma coletânea elaborada por alunos do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, trabalhos que demonstram de forma particular a seriedade, o profissionalismo e a dedicação de tais acadêmicos. Esta publicação não só representa e comemora um período de extrema importância na vida desses alunos, mas tem a intenção de ser um primeiro grande incentivo para suas carreiras profissionais, acadêmicas ou não.
Abstract: Literature offers us multiple meanings through images, thoughts, feelings, ideas and reflections which lead us to imaginary realms filled with enchantment, awkwardness, challenges and illusions, in which we nonetheless believe. By believing, entering fictional realities and stories, the suspension of our disbelief transforms literature into something fascinating and enchanting for us. But this enchantment also leads to a sharp perception of universal themes permeating the human condition in all its intensity and complexity. Such themes are transformed into questionings; questionings are transformed into scientific researches and discussions, enriching our close and intimate relationship with the literary text, no matter its form. Here we present enchanting, mesmerizing, critical and scientific perceptions on four English language literary works, including Canadian, North American and English ones. Through a journey reaching out William Shakespeare’s long gone time; passing by Jane Austen’s brilliant work; Margaret Atwood´s boldness, Marion Zimmer Bradley’s wisdom until the innovating novel by Sarah Shun-Lien Bynum. This is a collection produced by the Licenciature Letters Course in Portuguese– English former students, at the Federal Technological University of Parana, works that show in a particular way the seriousness, professionalism and commitment of these academics. This publication does not only represent and celebrate a period of great importance in their lives, but intends to be the first great step for their professional careers, academic or not.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2785
ISBN: 9788570141989
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
femininosonhosociedadereflexoesliterarias.pdf3,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons