Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27850
Título: O portfólio como metodologia de ensino e aprendizagem: reflexões sobre suas potencialidades
Título(s) alternativo(s): The portfolio as a teaching and learning methodology: reflections on its potentialities
Autor(es): Vasselai, Maira Paupitz
Orientador(es): Morais, Josmaria Lopes de
Palavras-chave: Portfólios em educação
Educação ambiental
Ensino profissional
Aprendizagem
Tecnologia
Ciência - Aspectos sociais
Portfolios in education
Environmental education
Professional education
Learning
Technology
Science - Social aspects
Data do documento: 3-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VASSELAI, Maira Paupitz. O portfólio como metodologia de ensino e aprendizagem: reflexões sobre suas potencialidades. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Considerando as mudanças que ocorrem no mundo contemporâneo quanto às questões socioambientais, a heterogeneidade da juventude e suas relações com o mundo da vida, é preciso desenvolver um processo de ensino e aprendizagem que promova o diálogo, que seja reflexivo, dinâmico e que estimule a construção da autonomia do estudante. Neste sentido surge a proposta do Portfólio, o qual apresenta possibilidades de envolver o estudante de forma que este participe do seu processo de ensino e aprendizagem sob essa compreensão. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o uso do Portfólio como metodologia de ensino e aprendizagem num processo de formação de estudantes no ensino médio integrado que priorizou a educação ambiental. Enquanto pesquisa de natureza qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, realizou-se uma ação pedagógica que considerou a possibilidade metodológica de desenvolver um processo formativo de jovens do ensino médio integrado de uma escola de Curitiba, amparado pela dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, e, que visava aproximações da educação ambiental sob uma perspectiva crítica aos conteúdos escolares e à educação em ciência, tecnologia e sociedade, considerando que tais elementos são de extrema importância à formação cidadã e profissional desses jovens. Esta intervenção foi realizada durante o período pandêmico da covid-19 e teve a duração de um ano letivo. Os princípios da pesquisa, desenvolvidos no contexto da intervenção pedagógica mencionada, foram pautados na concepção de educação sob a perspectiva freiriana. O corpus de pesquisa foi constituído pelo diário da pesquisadora, pelos comentários realizados por dez estudantes e postados no Classroom e, pelos Portfólios construídos pelos mesmos dez estudantes. Para analisar este corpus foram considerados os pressupostos da Análise Textual Discursiva. A interrogação expressada pela pesquisadora e que orientou os passos a serem dados em busca de sua compreensão foi: quais as perspectivas apresentadas pelo Portfólio, enquanto metodologia de ensino e aprendizagem, que podem potencializar a formação dos estudantes? A Análise Textual Discursiva apresenta três etapas, e como resultado dessas etapas, a pesquisadora obteve 4 categorias finais e sobre essas realizou a composição do metatexto intitulado: as perspectivas do Portfólio de ensino e aprendizagem que colaboraram com a formação dos estudantes num processo de intervenção pedagógica desenvolvida no ensino médio integrado. Diante do trabalho desenvolvido, a análise realizada permitiu evidenciar as diversas faces que o Portfólio de ensino e aprendizagem apresentou, incentivando o diálogo, estimulando o desenvolvimento da autonomia do estudante e de suas reflexões, colaborando na promoção e intensificação das reflexões sobre os conteúdos trabalhados, e também, contribuindo na estruturação do processo de ensino e aprendizagem. Tais características permitem a sua indicação como metodologia de ensino e aprendizagem para variados níveis de ensino e para diferentes áreas do conhecimento. Como contribuição dessa dissertação à educação, foi elaborado um produto educacional na forma de um e-book, que apresenta o desenvolvimento do Portfólio como metodologia em processos de ensino e aprendizagem que valorizem a dialogicidade, a reflexão e a participação ativa do estudante.
Abstract: Considering the changes taking place in the contemporary world regarding social and environmental issues, the heterogeneity of youth and their relationships with the world of life, it is necessary to develop a teaching and learning process that promotes a reflective, dynamic dialogue, that encourages construction of student autonomy. In this sense, the purpose of this study focuses on Portfolio proposal, which presents possibilities to involve the student in a way that he participates in his teaching and learning process under this understanding. Thus, the general objective of this research is to evaluate the use of the Portfolio as a teaching and learning methodology in a process of training students in integrated high school where environmental education is a priority. Based on a qualitative research and pedagogical intervention type, a pedagogical action was carried out and it considered the methodological possibility of developing a training process for young people from an integrated high school in a school in Curitiba. This action was supported by the dynamics of the Three Pedagogical Moments, and it aimed to approach environmental education from a critical perspective to school content and to education in science, technology and society, considering that such elements are extremely important to the citizenship and professional formation of these young people. This intervention was carried out during the covid-19 pandemic period and lasted for one school year. The research principles, developed in the context of the pedagogical intervention, mentioned in this study, were based on the concept of education under a freiriana perspective. The research corpus consists of the researcher’s diary as well as comments made by ten students and posted in the Classroom and the Portfolios built by the same ten students. In addition, the assumptions of Discursive Textual Analysis were considered to analyze this corpus. The question that was expressed by the researcher and guided the steps to be taken in search of its understanding was: what are the perspectives presented by the Portfolio, as a teaching and learning methodology, that can enhance the training of students? Discursive Textual Analysis presents three stages, and as a result of these steps, the researcher obtained 4 final categories and based on them, she composed the metatext entitled: the perspectives of the teaching and learning Portfolio that collaborated with the training of students in a pedagogical intervention process developed in integrated secondary education. Regarding the work developed, the proposed analysis allowed to highlight the different faces that the teaching and learning Portfolio presented, encouraging dialogue, stimulating the development of student autonomy and their reflections, collaborating in the promotion and intensification of reflections on the contents worked, and also contributing to the structuring of the teaching and learning process. Such characteristics allow their indication as a teaching and learning methodology for different levels of education and for different areas of knowledge. As a contribution of this dissertation to education, an educational product was prepared in the form of an e-book, which presents the development of the Portfolio as a methodology in teaching and learning processes that value dialogicity, reflection and active student participation.
Descrição: Acompanha: Construindo um portfólio de ensino e aprendizagem
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27850
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
portfoliometodologiaensinoaprendizagem.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
portfoliometodologiaensinoaprendizagem_produto.pdf21,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons