Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Ludmila Dias do Nascimento Serafim-
dc.date.accessioned2022-04-12T16:41:27Z-
dc.date.available2022-04-12T16:41:27Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationLOPES, Ludmila Dias do Nascimento Serafim. Uma análise de implicatura convencional em redações do ENEM. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27968-
dc.description.abstractIn a literate society, the production of the dissertative-argumentative text is an activity frequently requested by different institutions, mainly in schools and in exams such as entrance exams and Enem. Thus, considering the Enem, the production of the essay genre requires the observance of criteria related, mainly, to the structure and organization of the textual type of dissertative-argumentative and the use of linguistic mechanisms necessary for the construction of the argumentation. Thus, to mobilize their arguments and express their ideas, the participant needs to structure his text in order to fulfill the competencies required in the Exam. For this, in addition to structural and compositional aspects, the compliance with Textualization Criteria advocated by Textual Linguistics as well as the mobilization of argumentative strategies are essential for the writing of the genre. Among these strategies, in this work, we highlight the inferences. In this perspective, the Gricean concept of Conventional Implicatures that there are linguistic items that convey specific meanings is relevant to be analyzed in the constitution of the Enem essay genre. One point in particular is the use of expressions of an opinion character, with an argumentative weight, therefore, that can contribute to the characterization of the argumentative-argumentative text, which motivated us to investigate how Cis, as a particular type of inferences, appear in texts such as Enem. Based on this perspective, this paper analyzes the occurrence of Conventional Implicatures with an argumentative burden in Enem’s essays. For this, as theoretical support, we take Liberato and Fulgêncio (2010) and Wolf (2019) ‘s view of inferences, as a process involved in a comprehensive and effective writing / reading, the textualization criteria in Marcuschi (2008), the Gricean theory on implicatures (1975/1982) as well as the study by Oliveira and Basso (2014) on this topic, in addition to expanding the Gricean concept from Bach (1999) and Potts (2005). As a corpus we used some essays that make up the Cartilha Redação a Mil: 30 redações do Enem 2018, compiled by candidates who achieved the highest score in Enem, and we propose a quantitative and qualitative analysis. The results indicate that Cis contribute to direct the argumentative path and intensify the persuasive force of the text; and further reveal that the textualization criteria are directly related to the study on this type of inference.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectInferência (Lógica)pt_BR
dc.subjectProsa escolarpt_BR
dc.subjectEscritos de jovenspt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInferencept_BR
dc.subjectSchool prosept_BR
dc.subjectYouth's writingspt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleUma análise de implicatura convencional em redações do ENEMpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of conventional Implicature in ENEM essayspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm uma sociedade letrada, a produção do texto dissertativo-argumentativo é uma atividade frequentemente solicitada por diferentes instituições, principalmente, nas escolas e em exames como vestibulares e Enem. Assim, considerando o Enem, a produção do gênero Redação exige a observância de competências relacionadas, principalmente, à estrutura e organização do tipo textual dissertativo-argumentativo e ao uso de mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Assim, para mobilizar seus argumentos e expressar suas ideias, o participante precisa estruturar o seu texto de forma a cumprir as exigências do Exame. Para isso, além dos aspectos estruturais e composicionais, a observância de Critérios de Textualização defendidos pela Linguística Textual bem como a mobilização de estratégias argumentativas são essenciais para a escrita do gênero. Dentre essas estratégias, neste trabalho, destacamos as inferências. Nessa perspectiva, o conceito griceano de Implicaturas Convencionais de que existem itens linguísticos que veiculam significações específicas é relevante para ser analisado na constituição do gênero Redação do Enem. Um ponto em especial é o uso de expressões de caráter opinativo, com carga argumentativa, portanto, que podem contribuir para a caracterização do texto dissertativo-argumentativo, o que nos motivou a investigar como as Ics, enquanto um tipo particular de inferências, aparecem em textos como do Enem. Baseando-se nessa perspectiva, este trabalho analisa a ocorrência de Implicaturas Convencionais com carga argumentativa em Redações do Enem. Para isso, tomamos como aporte teórico a visão de Liberato e Fulgêncio (2010) e Wolf (2019) sobre as inferências, enquanto processo envolvido em uma escrita/leitura compreensiva e eficaz, os critérios de textualização em Marcuschi (2008), a teoria griceana sobre as implicaturas (1975/1982) bem como o estudo de Oliveira e Basso (2014) sobre este tema, além de assumirmos a ampliação do conceito griceano a partir de Bach (1999) e Potts (2005). Como corpus utilizamos algumas redações que compõem a Cartilha Redação a Mil: 30 redações do Enem 2018, compilada por candidatos que atingiram a nota máxima no Enem, e propomos uma análise quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que as ICs contribuem para direcionar o percurso argumentativo e intensificar a força persuasiva do texto do Enem; e ainda revelam que os critérios de textualização estão diretamente relacionados ao estudo sobre esse tipo de inferência.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-3071-8737pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9073543202979853pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4014-5610pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670264521787554pt_BR
dc.contributor.referee1Foltran, Maria Jose Gnatta Dalcuche-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0764-352Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2818603108372922pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Paula Avila-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-9696-0625pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160402607696538pt_BR
dc.contributor.referee3Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4014-5610pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670264521787554pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseimplicaturaconvencionalenem.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons