Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27991
Título: Vozes de professores que ensinam matemática: perspectivas sobre formação continuada a partir de um projeto de extensão
Título(s) alternativo(s): Voices of mathematics teachers: perspectives on continuous training from an extension project
Autor(es): Santos, Luciana Xavier Morais dos
Orientador(es): Goncalez, Mirian Maria Andrade
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática - Treinamento
História oral
Professores - Formação
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teachers -Training of
Oral history
Teachers, Training of
Data do documento: 10-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Luciana Xavier Morais dos. Vozes de professores que ensinam matemática: perspectivas sobre formação continuada a partir de um projeto de extensão. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o movimento de formação continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Piraquara – Paraná, no espaço da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), um projeto de extensão vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba, em que analisamos as interações ocorridas nesse espaço formativo e as contribuições desse espaço para a prática docente. A OPM tem suas ações pautadas na Teoria HistóricoCultural e na Atividade Orientadora de Ensino e, em 2020, teve como objeto específico o ensino de estatística. Para a produção de dados analisados nesse processo formativo, mobilizamos a metodologia História Oral, produzindo narrativas com os professores participantes do projeto. As narrativas produzidas possibilitaram a investigação sobre os aspectos históricos, sociais e culturais da prática dos professores dos anos iniciais, estabelecendo relações entre suas experiências, memórias, vivências e a influência desses fatores no processo de formação continuada. Também possibilitaram análises específicas, em que destacamos: as relações que o professor dos anos iniciais estabelece com o ensino de Matemática, os processos formativos no formato remoto (condição imposta pela pandemia COVID-19 no ano de 2020), a complexidade da formação continuada de professores, a construção de vínculos e a afetividade nos ambientes formativos, assim como a importância desses espaços para a construção da identidade e autonomia docente e para o estreitamento de vínculos entre a escola e a universidade. Além das análises, dessa pesquisa resultou a elaboração de um Produto Educacional, com conteúdo direcionado a professores formadores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais e que tem como objetivo contribuir para o planejamento e a organização de ambientes formativos para a profissionalização docente.
Abstract: This dissertation presents the results of a research that aimed to investigate the continuing education movement of the Mathematics teachers in the early years of elementary school in the city of Piraquara ­ Paraná, in the Pedagogical Mathematics Workshop (OPM), a project of extension linked to the Federal Technological University of Paraná – Campus Curitiba, in which we analyzed the interactions and contributions of this space to the teaching practice. OPM’s actions are based on the HistoricalCultural Theory and on the Teaching Guidance Activity, and in 2020, its specific object was the teaching of statistics. For the production of data analyzed in this training process, we used the Oral History methodology, producing narratives with the teachers participating in the project. The narratives made it possible to investigate the historical, social and cultural aspects of the practice of the teachers in the early years, establishing relationships between their experiences, memories, experiences and the influence of these factors on the continuing education process. They also enabled specific analyses, in which we highlighted: the relationships that the teacher in the early years establishes with the teaching of Mathematics, the training processes in the remote format (a condition imposed by the COVID19 pandemic in the year 2020), the complexity of the continuing education of teachers, the construction of bonds and affectivity in training environments, as well as the importance of these spaces for the construction of identity and teaching autonomy and for the strengthening of bonds between the school and the university. In addition to the analyses, this research resulted in the elaboration of an Educational Product, with content aimed at trainer teachers, pedagogical coordinators and educational managers, which aims to contribute to the planning and organization of training environments for the professionalization of teachers.
Descrição: Acompanha: (Re)pensando a organização de ambientes formativos a partir de narrativas de professores da educação básica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27991
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vozesprofessoresensinammatematica.pdf4,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
vozesprofessoresensinammatematica_produto.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons