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Título: Análise da atuação do SENAI-SC como agência intermediadora de inovação aberta
Título(s) alternativo(s): Performance analysis of SENAI - SC as an intermediate agency for open innovation
Autor(es): Granela, Lilian da Rocha Loures
Orientador(es): Torres, Ricardo Lobato
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
SENAI - Santa Catarina
Difusão de inovações
Empreendedorismo
História
Technological innovations
Diffusion of innovations
Entrepreneurship
History
Data do documento: 3-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GRANELA, Lilian da Rocha Loures. Análise da atuação do SENAI-SC como agência intermediadora de inovação aberta. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A inovação aberta apresenta-se como uma alternativa para a construção de uma nova economia de cooperação, compartilhamento dos riscos e estímulo a capacidade dinâmica das empresas. Partindo dessas premissas, este estudo de caso, de cunho qualitativo tem por objetivo descrever a percepção das empresas participantes dos últimos quatro editais de inovação, a respeito da efetividade e auxílio de um intermediador, o SENAI, para promover a abertura da inovação. Objetiva ainda analisar os incentivos concedidos e obrigações exigidas dos envolvidos, os potenciais e os limitantes do edital na categoria empreendedorismo industrial e pesquisar a concentração em área da indústria, gerenciamento da propriedade intelectual, satisfação com investimento e contrapartidas financeiras. Por fim, comparou os resultados almejados e os efetivamente obtidos no programa. O estudo de caso, foi realizado no departamento regional de Santa Catarina, estado que despontou como um dos maiores incentivadores de inovação no país, no recorte temporal de 2017 a 2020. A metodologia baseou-se na pesquisa documental dos últimos quatro editais de inovação tecnológica do SENAI e pesquisa de campo com roteiro de perguntas. As entrevistas ocorreram em duas etapas: primeiramente de forma presencial com os coordenadores do edital no departamento regional de Santa Catarina e posteriormente com pares de empresas (âncora e startup) na tentativa de verificar a triangulação das percepções entre os interlocutores. Os dados foram imputados no software Atlas.ti 9.0 e verificadas as ocorrências de similaridades nas percepções. Os resultados do estudo apontaram para uma crescente atuação do agente intermediário na promoção de inovação aberta e coerência do que a teoria aponta como intermediação na inovação, com as práticas adotadas pelo SENAI, porém com grandes desafios a serem superados tais como: agilidade na solução de contingências por parte de todos os envolvidos no processo, claro entendimento do papel de cada ator no programa, qual seu direito/dever, transparência e efetividade dos gastos financeiros e econômicos dos projetos.
Abstract: Open innovation presents itself as an alternative for building a new kind of cooperation, sharing risks and stimulating the dynamic capacity of companies. Based on this premise, this qualitative case study aims to describe the perception of companies participating in the last four innovation notices, regarding the effectiveness and assistance of an intermediary, SENAI, promoting opening in innovation. It also aims to analyze the incentives granted and the obligations required from those involved, the potential and limitations of the notice in the industrial entrepreneurship category; and research the concentration in industry area, valuation of technology(ies) developed, management of intellectual property, investment satisfaction and financial compensation. Finally, it compared the desired results and those actually obtained in the program. The case study was carried out in the regional department of Santa Catarina, a state that emerged as one of the biggest innovation drivers in the country, in the time frame from 2017 to 2020. The methodology was based on documentary research from the last four notices of technological innovation SENAI and field research with a script of questions. The interviews took place in two stages: firstly in person, with regional department of Santa Catarina coordinators and later with pairs of companies (anchor and startup) in order to verify triangulation of perceptions between the interlocutors. Data were entered in software Atlas.ti 9.0 and the occurrence of similarities in perceptions was verified. The results showed an increasing role of the intermediary agent to promote open innovation, but with major challenges to be overcome, such as: agility in solving contingencies by all involved in the process, clear understanding of the role of each actor involved and what is its right/duty, the understanding and effectiveness of the financial and economic expenses of the projects and, finally, the valuation of the results obtained as a co-creation innovation among the participants.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27992
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