Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28008
Título: Desenvolvimento de metodologia de compras baseada no dimensionamento ideal do estoque: um estudo de caso em uma empresa do ramo de atacado e varejo
Título(s) alternativo(s): Purchasing methodology development based on the ideal amount of inventory: a case study in a wholesale and retail company
Autor(es): Souza, Izabelle Maria Corrêa
Orientador(es): Paris, Wanderson Stael
Palavras-chave: Six sigma (Padrão de controle de qualidade)
Controle de estoque
Custos
Six sigma (Quality control standard)
Inventory control
Costs
Data do documento: 2-Jul-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Izabelle Maria Corrêa. Desenvolvimento de metodologia de compras baseada no dimensionamento ideal do estoque: um estudo de caso em uma empresa do ramo de atacado e varejo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Lean Six Sigma – Certificação Black Belt) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este projeto de pesquisa foi desenvolvido em uma empresa do ramo de atacado e varejo com matriz na cidade de Curitiba. Teve como principal finalidade a análise de dados e pesquisa de uma nova metodologia para ser aplicada ao setor de compras.No projeto foi aplicada a metodologia DMAIC e demonstrado que há uma grande necessidade em reduzir o alto volume de estoque, o que implica a bastante tempo no fluxo de caixa da organização. A grande quantidade de SKUs dificulta a análise e entendimento das necessidades estratégicas, por isso foi necessário encontrar uma metodologia que garanta compras mais estratégicas, substituindo operações manuais por processos automatizados. Ao longo da pesquisa sobre os modelos possíveis, verificou-se que a metodologia Open-To-Buy, ou OTB, possibilita demonstrar por departamentos, sessões, categorias, subscategorias e produtos a disponibilidade de compras para um determinado período. Ela foi a metodologia selecionada por atender os objetivos da empresa, resultando em compras mais estratégicas, substituindo operações manuais por processos automatizáveis, com menor risco de erro na operação, resultando em uma redução do estoque, diminuindo perdas financeiras.
Abstract: This research project was developed in a wholesale and retail company with headquarters located in the city of Curitiba. Its main purpose was to analyze data and research a new methodology to be applied at the purchasing sector. In the project, the DMAIC methodology was applied and demonstrated that there is a great need to reduce the high volume of inventory, which implies in a long period of time in the organization’s cash flow. The large number of SKUs makes it difficult to analyze and understand strategic needs, só it was necessary to find a methodology that guarantees more strategic purchases, replacing manual operations with automated processes. Throughout the research on possible models, it was found that the OpenTo-Buy methodology, or OTB, makes it possible to demonstrate by departments, sessions, categories, subcategories and products the availability of purchases for a given period of time. It was the methodology selected for meeting the company’s goals, resulting in more strategic purchases, replacing manual operations with automated processes, with less risk of error in the operation, resulting in a smaller inventory, reducing financial losses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28008
Aparece nas coleções:CT - Lean Six Sigma - Certificação Black Belt

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LSSBB_I_2019_03.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.