Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28047
Título: Ciência de dados no estudo do estado emocional em uma história interativa: uma análise inspirada no teste de associação de palavras
Título(s) alternativo(s): Data science in the study of emotional states in an interactive story: an analysis inspired on the word-association test
Autor(es): Sato, Cleverson Zocche
Orientador(es): Berardi, Rita Cristina Galarraga
Palavras-chave: Inteligência artificial
Jogos para computador
Ontologia
Jogos com palavras
Artificial intelligence
Computer games
Ontology
Word games
Data do documento: 28-Jul-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SATO, Cleverson Zocche. Ciência de dados no estudo do estado emocional em uma história interativa: uma análise inspirada no teste de associação de palavras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Ciência de Dados e suas Aplicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Pretendendo verificar se é possível analisar o estado emocional de uma pessoa através de sua interação com o computador, foi elaborado um teste , inspirado no teste de associação de palavras, usando-se de fundamentos da ciência de dados para obter as reações de um voluntário após este ser apresentado a uma situação hipotética interativa. A partir deste foram analisados os padrões que poderiam mostrar a correlação entre a situação hipotética e o comportamento apresentado na resolução do teste e os resultados indicam, inconclusivamente, que é possível obter padrões de comportamento e até inferir qual seria o estado emocional do voluntário utilizando-se do tempo de reação na interação com o computador.
Abstract: Intending to verify if it is possible to analyze the emotional state of a person through their interaction with the computer using data science fundamentals, was elaborated a test, inspired by the word association test, to obtain a person’s reactions after being presented to an interactive hypothetical situation. From this, were analysed the patterns that might show correlations between the hypothetical situation and the presented behaviour on the test resolution and the results indicates, inconclusively, that it is possible to obtain a behaviour pattern and even infer which was the voluntary’s emotional state during the test using his reaction time while interacting with the computer.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28047
Aparece nas coleções:CT - Ciência de Dados e suas Aplicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CCEDA_2019_02_02.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.