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Título: Growth mindset investigation in english classes grounded on the sociodiscursive interactionism
Título(s) alternativo(s): Investigação do mindset de crescimento nas aulas de inglês ancorada no interacionismo sociodiscursivo
Autor(es): Stankoski, Camila Ribas
Orientador(es): Denardi, Didiê Ana Ceni
Palavras-chave: Superstição
Língua inglesa - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Professores - Formação
Escolas públicas
Superstition
English language - Study and teaching
Learning strategies
Teachers, Training of
Public schools
Data do documento: 25-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: STANKOSKI, Camila Ribas. Growth mindset investigation in english classes grounded on the sociodiscursive interactionism. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: A presente pesquisa pretendeu investigar as representações de professores de inglês da educação básica de escolas públicas sobre as condições de ensino e como essas condições podem afetar seus mindsets e, consequentemente, suas práticas pedagógicas. Assim, para atingir esse objetivo geral, estabelecemos enquanto objetivos específicos: a) investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores de inglês que participarão desta pesquisa considerando seus contextos específicos de trabalho; e, b) identificar e analisar as mudanças nos mindsets dos participantes depois de suas experiências no curso sobre mindset. Visando fornecer uma oportunidade de formação continuada para os professores de inglês da região sudoeste do Paraná e também gerar dados para esta pesquisa, um curso de extensão de duração de dois meses, composto de oito encontros de uma hora, que ocorreu de agosto a setembro de 2021, foi oferecido a três professores de inglês formados e atuantes. Esse curso tinha como objetivos principais conhecer melhor a realidade dos professores participantes e discutir conceitos psicológicos e metodológicos relativamente novos, os quais seriam posteriormente aplicados na prática. Todas as reuniões foram gravadas em áudio e as discussões orais foram transcritas. Dessa forma, a pesquisa foi constituída de uma grande quantidade de transcrições orais as quais foram divididas em três conjuntos de dados: a) representações dos professores sobre seu contexto de trabalho; b) representações dos professores sobre possíveis projetos de aula; c) representações dos professores sobre a implementação de um projeto de aula. Estes três conjuntos de dados foram analisados através de uma pesquisa pautada nos moldes da pesquisa qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2007), envolvendo diferentes tipos de análises baseadas no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2012). Os resultados obtidos indicam que os professores de inglês enfrentam condições adversas de diferentes naturezas em seus ambientes de trabalho, como: condições causadas pela pandemia; condições escolares anteriores à pandemia; dificuldades profissionais e subjetivas dos professores; e o comportamento dos alunos em aula. Essas condições podem afetar os mindsets dos professores negativamente, já que elas estão relacionadas com a falta de motivação deles para preparar aulas e refletir sobre suas práticas pedagógicas, levando- os a evitar a tentativa de usar diferentes procedimentos metodológicos com seus alunos, o que perpetua a abordagem tradicional de ensino nas aulas de inglês.
Abstract: The present research intended to investigate basic education English teachers’ representations about public state school teaching conditions and how these conditions might affect their mindsets and, consequently their pedagogical practices. Hence, to achieve this main goal, specific objectives were established: a) to investigate the difficulties faced by the English teachers who participated in this research taking into account their specific contexts of work; and, b) to identify and analyze changes in participant teachers’ mindsets, after their experience in the outreach course. Aiming to provide an in-service teaching education opportunity for English teachers from the Southwest region of Paraná and also to generate data for this research, a two-month outreach course, comprised of eight one-hour meetings from August to September 2021, was offered to three public in-service English teachers. It had as main goals to learn about teachers’ professional contexts, as well as to discuss relatively new psychological and methodological concepts, which would posteriorly be applied in their classrooms. All meetings were audio-recorded and oral discussions transcribed. Therefore, research was constituted of a great amount of oral transcriptions that were divided into three sets of data corresponding to: a) teachers’ representations on their context of work; b) teachers’ representations on possible classroom projects; and c) teachers’ representations on an applied classroom project. These three sets of data were analyzed by means of a qualitative-interpretive perspective (DENZIN; LINCOLN, 2007), involving different types of analysis based on Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2012). Results indicate that English teachers face adverse conditions of different natures in their work environment, such as: conditions caused by the pandemic; school conditions previous to the pandemic; teachers’ professional and subjective difficulties; and students’ classroom behaviors. These conditions are likely to negatively affect their mindsets, since they are connected to teachers’ lack of motivation to prepare classes and reflect on their pedagogical practices, leading them to avoid trying to use different classroom methodological procedures with their students, which perpetuates the traditional teaching approach in the English classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28155
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