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dc.creatorSilva, Emerson Luiz Chiesse da-
dc.date.accessioned2017-12-26T23:52:02Z-
dc.date.available2017-12-26T23:52:02Z-
dc.date.issued2017-07-05-
dc.identifier.citationSILVA, Emerson Luiz Chiesse da. Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2818-
dc.description.abstractPublic transportation systems (PTS) are complex entities composed by many different subsystems (administration, vehicles management and maintenance, security, taxing, trafic engineering, urbanism, human resources and others). PTS offers various routes using public sharing vehicules to serve users, and the route planning is one of the issues that demand attention and has hard performance assessment. This routes form meshes in many types of representation, e. g., vehicle stops as nodes and a route as a sequence of links that connect their nodes. From PTS representation as graphs, it is possible to extract valuable informations from metrics as dimensions, centralities, weight and others, and to classify this PTS within some model already studied. Towards established models, system enhancements can be proposed and posterior re- analysis of such improved systems can justify or not their implementation in the real system. At this work a public transport system was analysed as Complex Network, specifically Curitiba’s PTS, (Paraná, Brazil). Here it was demonstrated that this system, represented in l-space, has network characteristics of scale-free networks. This system has eleven bus routes categories, in which main categories were analysed as complex networks to assess their influence on whole system metrics. Additionally, combining both complex network metrics and k-means method on this PTS, geographic areas of the city showing best and worst connectivity characteristics for the inhabitants of Curitiba were identified, which allows detecting potential transportation system weakness. This study revealed that Curitiba’s central region is best served, and some periphericals areas at southeast and northeast have low public transportation service.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectAnálise por agrupamentopt_BR
dc.subjectProjeto de sistemaspt_BR
dc.subjectAnálise de sistemaspt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGraph theorypt_BR
dc.subjectCluster analysispt_BR
dc.subjectSystem designpt_BR
dc.subjectSystem analysispt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleAnálise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of Curitiba’s public transportation system as complex networkpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs sistemas de transporte público (STP) são entidades complexas formados por vários subsistemas (administração, gerenciamento de frota, manutenção de veículos, segurança, bilhetagem, engenharia de tráfego, urbanismo, recursos humanos, entre outros). Os STP oferecem diversas rotas de veículos coletivos para atender os usuários do serviço mas o planejamento das rotas é uma das áreas que exigem atenção e são de difícil avaliação de desempenho. Estas rotas formam malhas que podem ser abstraídas como grafos, em vários tipos de representações, como por exemplo as paradas associadas aos nós e uma rota (ou linha) de veículos associada a uma sequência de conexões ou arestas que interligam estes pontos. Da representação do STP como grafos, é possível extrair informações importantes a partir de métricas como dimensões, centralidades, pesos, entre outras, e classificar o STP em algum modelo já estudado. A partir do modelo estabelecido, melhorias no sistema podem ser propostas e uma posterior re-análise dos resultados das novas medidas no modelo pode justificar ou não uma possível implementação destas propostas no sistema real. Neste trabalho um sistema de transporte público foi analisado como rede complexa, especificamente o STP de Curitiba, no estado do Paraná, Brasil. Demonstrou-se que este sistema, em representação espaço-L, possui características de rede complexa do tipo scale free. Tal sistema possuía onze categorias de rotas de ônibus, sendo que as principais categorias foram analisadas como rede complexa para avaliar sua influência nas métricas do sistema como um todo. Adicionalmente, combinando as métricas de redes complexas com o método k-means de agrupamento nesse STP, foram identificadas regiões geográficas da cidade que possuem as maiores e menores características de conectividade para os habitantes de Curitiba, sinalizando possíveis degradações de atendimento do sistema de transporte. O estudo revelou que, em Curitiba, a região central é a melhor servida, enquanto que algumas regiões periféricas no sudeste e nordeste da cidade são pouco favorecidas de transporte público.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597717886988845pt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Keiko Verônica Ono-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8827013568855482pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rosa, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897919842779594pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Keiko Verônica Ono-
dc.contributor.referee2Vignatti, Andre Luís-
dc.contributor.referee3Gomes Junior, Luiz Celso-
dc.contributor.referee4Pedroso, Carlos Marcelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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