Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Renata Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-12-27T14:59:34Z-
dc.date.available2017-12-27T14:59:34Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.citationGOMES, Renata Gonçalves. A recepção de ciberpoemas: experiência de navegação no site de Sérgio Capparelli na escola. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2841-
dc.description.abstractThe educational field, as well as several other spheres of society, go through changes influenced by digital tools of information and communication technology (ICT) available to the digital generation (TAPSCOTT, 2010). Children's and youth literature also found in digital technologies field for the literary text. Based on these statements, this paper aims to observe the navigability and analyze the appreciation of seventh-year students of elementary school in a public school by their cyberpoems in Ciberpoesia´s webpage by Sérgio Capparelli and Ana Cláudia Gruszynski. This academic work is therefore justified by the purpose of constituting analytical material regarding the navigation and reception of cyberpoems, as well as the creation of a theoretical contribution that corroborates with other researches related to the aesthetics of digital poems. To develop this investigative research, it was used the qualitative participant research in which children integrated a Reading Workshop in a computerized room of the school, where they are regularly enrolled. The analysis presented in this research are based on a theoretical contribution related to hypertext (NOJOSA, 2012), reading and the digital media (HAYLES, 2009; SANTAELLA, 2013), discussed in the first chapter. The second chapter presents Capparelli.com.br platform and deals with the issues related to cyber culture and the reader’s formation (LEMOS, 2013; LEVY, 2000). The last chapter reserves to the presentation of the methodology that follows the assumptions of the participant research (DEMO, 1982), the navigation (SANTAELLA, 2004) and subject’s appreciation by cyberpoems research (JAUSS, 2002). It comes to the final considerations with the understanding that cyberspace forms an intersemiotic digital literary gender and that, although constituting the digital technologies cultural influence, still lacks from different technical and technological supports, and pedagogical mediation to integrate school practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectPoesia por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectLiteratura e tecnologiapt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectComputer poetrypt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.subjectLiterature and technologypt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.titleA recepção de ciberpoemas: experiência de navegação no site de Sérgio Capparelli na escolapt_BR
dc.title.alternativeThe receptiveness of cyberpoems: the experience of navigating through Sérgio Capparelli’s website at schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO campo educacional, assim como várias outras esferas da sociedade, passa por mudanças influenciadas por ferramentas tecnológicas digitais de informação e comunicação (TDIC) à disposição da geração digital (TAPSCOTT, 2010). A literatura infantil e juvenil também encontrou nas tecnologias digitais campo para o texto literário. Partindo dessas afirmações, este trabalho tem como objetivo observar a navegabilidade e analisar a recepção de estudantes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Curitiba-PR, pelos ciberpoemas da página Ciberpoesia, de Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski. O trabalho justifica-se, portanto, pela finalidade de constituir material analítico acerca da navegação e recepção de ciberpoemas, além da criação de aporte teórico que corrobore com outras pesquisas relacionadas à estética de poemas digitais. Para desenvolver este trabalho investigativo, utilizou-se da pesquisa participante de cunho qualitativo em que crianças integraram uma Oficina de Leitura na sala informatizada da escola, onde estão regularmente matriculadas. As análises apresentadas nesta pesquisa estão fundamentadas à luz de um aporte teórico relativo ao hipertexto (NOJOSA, 2012), leitura e ao meio digital (HAYLES, 2009; SANTAELLA, 2013), debatidos no primeiro capítulo. O segundo capítulo apresenta a plataforma Capparelli.com.br e versa sobre as questões relacionadas à cibercultura e a formação do leitor (LEMOS, 2013; LEVY, 2000). O último capítulo reserva-se à apresentação da metodologia que segue os pressupostos da pesquisa participante (DEMO, 1982), a navegação (SANTAELLA, 2004) e recepção dos sujeitos da pesquisa por ciberpoemas (JAUSS, 2002). Chega-se às considerações finais com a compreensão de que a ciberpoesia forma um gênero literário digital intersemiótico e que, apesar de ser constituinte da influência cultural das tecnologias digitais, ainda carece de diferentes suportes técnicos, tecnológicos e de mediação pedagógica para integrar as práticas escolares.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4469361826303261pt_BR
dc.contributor.advisor1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922087976096217pt_BR
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee2Carvalho, Diógenes de Buenos Aires de-
dc.contributor.referee3Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee4Lisboa, Wellington Teixeira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Gomes, Renata Gonçalves_2017.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.