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Título: Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título(s) alternativo(s): Curriculum environmentalization in undergraduate courses at the Federal Technological University of Paraná
Autor(es): Cordeiro, Thainá Marcella
Orientador(es): Morais, Josmaria Lopes de
Palavras-chave: Currículos - Mudança
Educação ambiental
Universidades e faculdades
Sustentabilidade
Professores - Formação
Curriculum change
Environmental education
Universities and colleges
Sustainability
Teachers, Training of
Data do documento: 11-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORDEIRO, Thaina Marcella. Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A proposta de Ambientalização Curricular nas universidades considera que as Instituições de Ensino Superior (IES) são potenciais espaços educadores para a Educação Ambiental, capazes de ir além de suas atividades habituais e instigar desconstruções e reconstruções do pensamento, criar novas alternativas e, principalmente, possibilitar o desenvolvimento de valores e práticas sociais que considerem o devido respeito aos ambientes natural e social. Diante deste contexto, nesta pesquisa buscamos responder ao questionamento: De que forma a dimensão ambiental está presente nos currículos e nos discursos de coordenadores e professores dos cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e quais são as perspectivas futuras para a ambientalização desses currículos? A partir dessa indagação, estruturamos nossa pesquisa objetivando investigar a dimensão ambiental presente nos cursos de licenciatura da UTFPR, bem como perspectivas futuras para inserção da Educação Ambiental no currículo. Desta forma, definimos a abordagem metodológica de natureza qualitativa, do tipo exploratória, sendo que, por meio da pesquisa documental, dos discursos das entrevistas semiestruturadas e dos questionários realizados com coordenadores e docentes das licenciaturas da UTFPR, construímos os dados analisados a partir da análise interpretativa. A análise documental foi constituída pelos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), bem como pelas diretrizes curriculares e resoluções referentes aos cursos de licenciatura da UTFPR, enquanto as entrevistas semiestruturadas ocorreram via Google Meet (12 coordenadores) e os questionários pela plataforma Formulários Google (19 docentes). Por meio dos movimentos interpretativos (GOMES et al., 2005), norteamos nossa pesquisa a partir da constituição de três categorias que foram empregadas para análise dos dados. Como resultados da pesquisa verificamos que a dimensão ambiental está presente nos currículos dos cursos e no discurso dos participantes da pesquisa, no entanto, em sua maioria, está configurada em temáticas ambientais desenvolvidas em perspectivas pragmáticas. Ainda foi possível constatar que os participantes da pesquisa visualizam possibilidades da Educação Ambiental como disciplina nos cursos de licenciatura, sugerindo de que forma isso pode acontecer, e que ainda vislumbram a Educação Ambiental na curricularização da extensão, mas que compreendemos se tratar de um desafio, uma vez que é um assunto recente e ainda pouco compreendido. Como contribuição desta dissertação, elaboramos um Produto Educacional (PE) intitulado: Ambientalização Curricular em Instituições de Ensino Superior multicampi: Propostas às instâncias colegiadas dos cursos de licenciatura, dispondo de sugestões a serem exploradas pelas IES, visando a potencialização do processo de ambientalização dos currículos de licenciatura.
Abstract: The Curriculum Environmentalization proposal in universities considers that Higher Education Institutions (HEIs) are potential educational spaces for Environmental Education, capable of going beyond their usual activities and instigating both the deconstruction and reconstruction of thought and the creation of new practices that are capable of enabling the development of values and social practices that consider due respect for the natural and social environments. Given this context, in this research, we seek to answer the question: In what way the environmental dimension present in the curricula and speeches of coordinators and professors of the Licentiate courses at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR) and what are the future perspectives for the environmentalization of these curricula? From this question, we structured our research aiming to investigate the environmental dimension present in UTFPR’s licentiate courses, as well as future perspectives for the insertion of Environmental Education in the curriculum. In this way, we defined the methodological approach of a qualitative nature, of the exploratory type, and through documental research, and the discourses of semi-structured interviews and questionnaires carried out with coordinators and professors of UTFPR degrees, we built the analyzed data from the analysis interpretation of the data. The document analysis consisted of the Pedagogical Projects of the Courses (PPCs), as well as the curricular guidelines and resolutions referring to the undergraduate courses at UTFPR, while the semistructured interviews took place via google meet (12 coordinators) and the questionnaires through the google forms platform (19 teachers). Through interpretive movements (GOMES et al., 2005) we guided our research through the constitution of three categories that were used for data analysis. As a result of the research, we verified that the environmental dimension is present in the curricula of the courses and the discourse of the research participants, however, it is configured mostly in environmental themes developed in pragmatic perspectives. It was still possible to verify that the research participants visualize possibilities of Environmental Education as a discipline in the degrees courses, suggesting in what ways this can happen and that they still see Environmental Education in the curricularization of the extension, but, which we understand to be a challenge, since it is a recent subject and still poorly understood. As a contribution to this dissertation, we developed an educational product (EP) entitled: Curriculum Environmentalization in Higher Education Institutions multicampi: proposals for collegiate instances of degree courses, with suggestions to be explored by HEIs aiming to enhance the process of environmentalization of degree curricula.
Descrição: Acompanha: Ambientalização curricular em instituições de ensino superior multicampi: propostas às instâncias colegiadas dos cursos de licenciatura
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28466
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