Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28528
Título: Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares
Título(s) alternativo(s): Use of peer instruction in chemical content learning: preliminary constributions
Autor(es): Dutra, Alessandra
Soares, José Willian Silva
Figueiredo, Márcia Camilo
Gomes, Letícia Borges
Palavras-chave: Ensino entre pares
Aprendizagem ativa
Química (Ensino médio)
Peer teaching
Active learning
Chemistry (High School)
Data do documento: 2019
Câmpus: Londrina
Citação: DUTRA, Alessandra et al. Uso do peer instruction na aprendizagem de conteúdos de química: contribuições preliminares. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2019. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume12/2/1202Sumario.htm. Acesso em: 16 maio 2022.
Resumo: Este estudo propõe uma reflexão sobre os pressupostos científicos das Metodologias Ativas de Aprendizagem, sobretudo no que tange ao Peer Instruction, aprendizagem por pares. Em termos de metodologia, a pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo, bibliográfica, descritiva e analítica. A proposta foi aplicada junto a alunos de Química de uma escola pública de Ensino Médio da cidade de Londrina-PR. Os resultados mostraram que esta metodologia pode ser eficaz em auxiliar os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Nos resultados grande parte dos alunos apresentaram acertos maiores dos preconizados pelos autores que analisam atividades envolvendo metodologias ativas de aprendizagem.
Abstract: This study proposes a reflection on the scientific assumptions of Active Learning Methodologies, especially regarding peer instruction, peer learning. In terms of methodology, the research encompasses field study, bibliographic, descriptive and analytical methods. The proposal was applied together with students of Chemistry at a high school public in the city of Londrina, Brazil. The results showed that this methodology can be effective and assist students in the teaching and learning process. The students presented higher scores than those recommended by the authors who analyze activities involving active learning methodologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28528
ISSN: 1984-154X
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
peerinstructionaprendizagemquimica.pdf211,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons