Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartini, Adenauro-
dc.date.accessioned2022-05-19T16:56:13Z-
dc.date.available2022-05-19T16:56:13Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationMARTINI, Adenauro. Estudo da física térmica a partir da construção de uma chocadeira elétrica: aprendizagem baseada em projetos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28600-
dc.description.abstractMostly part of the high school students at Rural Schools have understanding and linking difficulties related to Physics knowledge contents worked in the class and their own reality; consequently, this condition may result in learning decline, disinterest, evasion, and failure. In this context, using the Methodology of Learning Based on Projects, an activity sequence was developed aiming to study the heat and temperature with the construction of an electrical poultry incubator. The activity sequence was implemented with the students from second-grade high school at the rural school. Through the assistance and analysis pre and post applied to the class group, it was observed, after the comparison, that the content appropriation was carried out more effectively than through the traditional method. The home electrical poultry incubator construction has allowed students to face more significant and challenging problems and issues from the real world. The search for solutions based on cooperative work also contributed to the development of skills and especially the ability to involve students in problem-solving. The obtained results have shown that the active methodology approach combined with the context in which the student is and lives enhances and facilitates significantly the learning process related to the concepts and physical phenomena, in this case, concepts concerned with heat and temperature.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMétodo de projeto no ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectProject method in teachingpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.titleEstudo da física térmica a partir da construção de uma chocadeira elétrica: aprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.title.alternativeStudy of thermal physics from the construction of an electric brooder: learning based on projectspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEstudantes do Ensino Médio na Escola do Campo, em sua maioria, apresentam dificuldades em compreender e relacionar os conteúdos de física trabalhados em sala de aula com a sua realidade, o que consequentemente pode promover desinteresse, evasão, reprovação e diminuição da aprendizagem. Neste contexto, foi desenvolvida uma sequência de atividades com o objetivo do estudo do calor e da temperatura a partir da construção de uma chocadeira elétrica, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseado em Projetos, focando na aprendizagem significativa. A sequência de atividades foi aplicada para estudantes de uma turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola de campo. Com o auxílio e análise do pré e pós testes aplicados à turma, observou-se que a apropriação dos conteúdos se deu de maneira mais efetiva do que pelo método tradicional. A construção da chocadeira elétrica caseira, possibilitou aos estudantes confrontarem questões e problemas mais significativos e desafiadores do mundo real. A busca por soluções a partir do trabalho cooperativo também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e principalmente da capacidade de envolver os estudantes na resolução de problemas. Os resultados obtidos mostraram que a abordagem da metodologia ativa aliada ao contexto em que o aluno se encontra, potencializa e facilita uma aprendizagem mais significativa dos conceitos e fenômenos físicos, neste caso conceitos relacionados ao calor e temperatura.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8711-0741pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6040214222668997pt_BR
dc.contributor.advisor1Sehn, Elizandra-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084pt_BR
dc.contributor.referee1Sehn, Elizandra-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084pt_BR
dc.contributor.referee2Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Fábio Ramos da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0158-1279pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859177293482871pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
construcaochocadeiraeletrica.pdf5,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
construcaochocadeiraeletrica_produto.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons