Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nobrega, Carolina Marques Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T18:59:30Z | - |
dc.date.available | 2022-06-07T18:59:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
dc.identifier.citation | NOBREGA. Carolina Marques Nogueira. Aplicação do conteúdo sistema nervoso nos livros didáticos de 6° ano de acordo com a base nacional comum curricular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28744 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the theme of the nervous system in textbooks used in the early years of elementary school (sixth year) according to skill EF06CI07 (justify the role of the nervous system in the coordination of motor and sensory actions of the body, based on in the analysis of its basic structures and respective functions) and Piaget's concrete operative stage. For that, didactic books from different publishers were analyzed using the Science Textbook Guides (GDL) and exploring the trajectory of the legislation up to the proposal of the Common National Curricular Base.After analyzes made in 5 textbooks of the sixth year, it was possible to verify that none of the selected books adequately meets the parameters used in this monograph and, therefore, are not consistent with Piaget's age range and operative stage. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistema nervoso | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Nervous system | pt_BR |
dc.subject | Education - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.title | Aplicação do conteúdo sistema nervoso nos livros didáticos do 6° ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of the body nervous system content in 6th year textbooks according to the National Common Curricular Base | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe-se a analisar a temática do sistema nervoso em livros didáticos utilizados anos iniciais do ensino fundamental (sexto ano)de acordo coma habilidade EF06CI07(justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções)e o estágio operatório concreto de Piaget. Para isso foram analisados livros didáticos de diferentes editoras com a utilização dos Guias do Livro Didático (GDL) de Ciências e a exploração a trajetória da legislação até a proposição da Base Nacional Comum Curricular. Após análises feitas em 5 livros didáticos de sexto ano, foi possível verificar que nenhum dos livros selecionados atende adequadamente aos parâmetros utilizados nessa monografia e, portanto, não estão condizentes com a faixa etária e o estágio operatório de Piaget. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cedran, Jaime da Costa | - |
dc.contributor.referee1 | Cedran, Jaime da Costa | - |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
dc.contributor.referee3 | Sousa, Jennifer Caroline de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sistemanervosolivrodidatico.pdf | 480,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.